A tradição de qualidade, desempenho e segurança de seus veículos em qualquer terreno, consagrada pela aventura no deserto, levou a Land Rover para novos desafios. A montadora britânica seguiu suas origens e desenvolve veículos autônomos para o uso fora de estrada.
O projeto Cortex, desenvolvido pela Jaguar Land Rover em colaboração com governo britânico, objetiva viabilizar carros autônomos para dirigir em quaisquer terrenos e condições climáticas como na terra, gelo, neve, chuva ou neblina. Com custo estimado em 3,7 milhões de libras esterlinas (cerca de 18,5 milhões) e participação da Universidade de Birmingham, o projeto desenvolverá a tecnologia 5D por meio de algoritmos, sensores e testes físicos em pistas off-road.
A tecnologia 5D combina dados acústicos, de vídeo, de radar e de detecção de luz e de distância em tempo real. Os dados permitem ao carro lidar com qualquer condição climática em todo o terreno.
O uso da 5D permitirá o veículo rodar fora de estrada com níveis de automação 4 e 5. O carro operará mesmo em terrenos difíceis sem a participação do condutor.