A quarta geração do Hyundai Santa Fe foi contra a atual tendência de “facelifts” em novos modelos. Pelo contrário, o novo SUV da montadora sul-coreana é realmente novo. O modelo ganhou muita tecnologia e se adaptou a nova linguagem visual da marca.
O design do exterior ganhou elementos de destaque, como a grande em cascata e as lanternas mais finas com um visual um tanto futurista. Essas mudanças conferem ao automóvel um ar mais moderno e jovial. O carro não perdeu o aspecto robusto e imponente, mas ficou mais sofisticado.
O tamanho também mudou. O Santa Fe ganhou 7 cm no comprimento e 2 cm na largura. No total, o SUV agora mede 4,77 metros de uma extremidade a outra. O resultado é mais espaço no interior, especialmente para as pernas dos passageiros, e um porta-malas bem generoso.
Nos quesitos tecnologia e segurança, o modelo também avançou algumas casas. Entre os novos recursos está a trava de segurança traseira, que impede os passageiros de abrirem as portas enquanto o carro está em movimento. O SUV também é equipado com um sistema que é capaz de evitar colisões traseiras, que usa o assistente de ponto cego e radares em torno do veículo. Na cabine foram empregados novos materiais e cores. A central multimídia tem diversas funções e conta, inclusive, com um sistema de voz inteligente.
Há novidades também debaixo do capô. Na Europa, serão três opções de motor: o já conhecido 2.2 diesel de 197 cv e os novos 2.0 diesel e 2.0 turbo a gasolina. Todos serão acompanhados de um câmbio automático de oito marchas. A tração será integral e contará com um sistema de inteligência para se adaptar a qualquer tipo de terreno.
Resta saber se todo esse novo pacote de tecnologia estará presente nas versões que serão vendidas no Brasil. O novo Hyundai Santa Fe já está rodando camuflado pelo país e deve chegar às lojas até o fim do ano.