A Volkswagen revelou que iniciará a produção da oitava geração do Golf em junho de 2019. O anúncio foi feito na sede da montadora, em Wolfsburg, na Alemanha, durante evento que reuniu 180 executivos de empresas fornecedoras.
A montadora também informou que 80% dos acordos com os fornecedores já estão contratados. Embora o projeto já esteja em andamento, ainda não há pistas de como será o design e a motorização da oitava geração do Golf.
O que se sabe é que o investimento total da Volkswagen será de 1,8 bilhões de euros (cerca de R$ 7,1 bilhões) e que a produção do novo modelo deverá se concentrar na fábrica de Wolfsburg. Atualmente, a unidade produz 2 mil exemplares de diferentes versões do Golf por dia.
Cinco décadas de Golf
O primeiro Golf foi lançado em 1974 com a difícil missão de suceder o Fusca na Volkswagen. O nome é de fato alusivo ao esporte homônimo. Buscava indicar não apenas a esportividade do carro, mas, assim como o jogo, passar uma imagem de luxo e requinte. A primeira geração a chegar ao Brasil foi a terceira, em 1993. Foram comercializados os modelos GLX (2.0) e GL (1.8), além do GTi (2.0 8v) e o VR6 2.8. A sétima e atual geração está no mercado desde 2013 em três versões: Confortline e Highline de 1.4 TSI de 140 cv. E a Versão mais cara o GTI 2.0 TSI de 220 cv. Na Europa, passou por uma reestilização em 2016.