Aproveitando-se da “força” da franquia Star Wars, que lançou mais um episódio na última semana, a Renault revelou o lançamento do simpático Zoe Star Wars. A versão não será apenas um protótipo ou carro conceito, mas ocupará, de verdade, os showrooms da marca na Europa. Além disso, serão 1.000 unidades colocadas à venda para o publico, mas, infelizmente, apenas para o mercado francês. A parceria da Renault com a série já vem de longa data, mas até agora só tinha rendido comerciais e outras ações promocionais.
O Zoe é o carro elétrico da Renault, presente no catálogo da montadora francesa desde 2012. A versão espacial/cinematográfica é baseada no modelo convencional, mas vem de fábrica com decalques alusivos à série de George Lucas. Mais particularmente inspirados na nave Millennium Falcon, comandada originalmente pelo célebre personagem Han Solo. Reproduções do contorno da notória espaçonave podem ser vistas no teto, capô e tampa traseira do porta malas da versão exclusiva.
Por dentro, os bancos foram atualizados e receberam novo design, enquanto o painel de instrumentos, as saídas de ar-condicionado, as molduras dos alto falantes e as bordas dos tapetes ganharam tonalidade roxa. De fábrica, o Zoe vem com um motor de 88 cv (65kW) e 22,4 kgfm que podem leva-lo à uma velocidade máxima de 140 km/h.
O carro-jedi traz ainda o sistema “Eco pilot”, que mostra o consumo de energia em tempo real e o botão “Eco”, que diminui as características dinâmicas e a potência do ar-condicionado. Essas funções ajudam o motorista a controlar e aumentar a autonomia do carro – de 210 quilômetros com a bateria completamente carregada. O pequenino elétrico oferece também pré-climatização da cabine, para momentos em que estiver carregando debaixo de sol forte, e pneus Michelin TM E-V que oferecem menos atrito sem prejudicar a aderência e frenagem.
Os pedidos de pré-venda do modelo começaram esta semana na França. Como referência, a linha convencional do Zoe é vendida na França por preços entre 23.700 euros, algo como R$ 92 mil; e 28.300 euros, ou R$ 110 mil (sem os impostos).