Um grande clássico dos anos 70 está de volta. Anunciado ainda em janeiro pelo grupo Avtovaz, o novo Lada Niva, que deve ser lançado em 2021, agora tem mais um detalhe confirmado: de acordo com o site russo Rambler, ele terá a base do Renault Sandero – assim como o SUV compacto Xray e o sedã Vesta, ambos também da Avtovaz.
Adquirida pela aliança Renault-Nissan-Mitsubishi em 2012, a Lada passou a utilizar tecnologia e componentes mecânicos do grupo. Atualmente, a Lada e a Dacia são as marcas de baixo custo da Renault, sempre atuando em mercados onde a outra não está presente.
Lançado em 1977, o robusto utilitário russo completou 40 anos no mercado em 2017 mantendo praticamente o mesmo design e fortalecendo a fama de indestrutível. Uma nova versão vem sendo protelada há anos, mas parece que dessa vez vai se concretizar.
Como manda a tradição do Niva, ele contará com tração nas quatro rodas com reduzida: a possibilidade é de um sistema mais robusto que o usado no Renault Duster 4X4. O motor será o mesmo 1.6 quatro cilindros a gasolina usado pelos compactos da Renault e Nissan, de acordo com o site russo. Além disso, a novidade deve ficar com a disponibilidade de versões com duas e quatro portas.
Da Sibéria para o mundo
Considerado o primeiro SUV com carroceria monobloco da história, o Lada Niva nasceu de um projeto do governo russo, que decidiu produzir um carro popular e moderno, com robustez para suportar as estradas da então União Soviética. Impulsionado por um moderno 1.6 com comando de válvulas no cabeçote, seus 76 cv ofereciam na época bom desempenho para um jipe: levava 23 segundos para chegar aos 100 km/h e alcançava 132 km/h de máxima. Mas performance não era prioridade: o consumo médio de 8,5 km/l favorecia a autonomia em regiões inóspitas da Rússia.
No Brasil, ele chegou no final dos anos 80 já na versão cinco marchas. Logo conquistou uma legião de entusiastas pela valentia e preço acessível (US$ 10.040). Até hoje é um dos queridinhos, contando com uma série de fã-clubes pelo país.