O inédito Volvo XC40 foi apresentado oficialmente pela marca sueca e deve chegar ao Brasil em 2018, entre março e abril. O menor utilitário da Volvo chega para disputar o cliente de luxo com BMW X1, Audi Q3 e Mercedes-Benz GLA e aposta num apelo mais jovem e esportivo. Semelhante ao Concept 40.1, o SUV possui diferenciais como as maçanetas, que deixaram de ser embutidas, os retrovisores, que abandonaram as câmeras, as rodas que ganharam um novo desenho e os para-choques que foram aperfeiçoados.
MAIS ESPORTIVO
O toque de esportividade fica por conta da dianteira longa com faróis sublinhando o capô, a lateral com vincos com uma ponta formada pela janela traseira, o teto com pintura contrastante e a traseira alargada com lanternas estreitas. Por dentro, ele se inspira no XC90, com saídas de ar verticais mais estreitas em relação ao XC60. O painel tem quase todos os comandos físicos substituídos por uma tela de alta resolução e o quadro de instrumentos é totalmente digital.
Ao que tudo indica, o XC40 terá opções de motores de três e quatro cilindros, com destaque para a unidade 1.5 turbo tricilíndrica. Uma versão híbrida combinará esse motor com um elétrico e uma transmissão automatizada de dupla embreagem e sete marchas.
O utilitário também poderá ser equipado com todas as tecnologias de prevenção de acidentes, como frenagem automática, assistência de direção e permanência na faixa, além de câmera 360º. Além disso, poderá ter uma "chave digital" no smartphone, permitindo acesso a familiares e amigos sem a necessidade de entregar a chave.