Em março deste ano, no Salão de Genebra, a Volvo lançou o XC60 e o modelo já está desembarcando no Brasil. As primeiras unidades devem chegar às lojas ainda neste mês, mas a fabricante sueca já está comercializando o SUV em uma campanha de pré-venda.
SEGUNDA GERAÇÃO
O novo XC60 é um exemplar da segunda geração. A primeira foi lançada em 2008 e ficou por nove anos no mercado (unidades do estoque ainda estão sendo vendidas, por preços reduzidos). Serão três versões: Momentum, Inscription e R-Design. A diferença está no padrão de acabamento e na quantidade de equipamentos de série. A Momentum é a mais simples; a Inscription, a mais luxuosa, e a R-Design tem um estilo mais esportivo.
Desde a versão de entrada, o XC60 já vem equipado com ar-condicionado dual-zone, teto solar elétrico, central multimídia com GPS, conexão Apple Car Play e Android Auto, sistema de som com 10 alto-falantes, bancos de couro, sistema de leitura de placas de trânsito, alerta de colisão frontal, piloto automático adaptativo, alerta de mudança involuntária de faixa, frenagem automática com visão noturna e faróis full-led, entre outros itens. As três versões são equipadas com motor T5, 2.0 de quatro cilindros, movido a gasolina, com 254 cv de potência, câmbio automático de oito marchas e tração 4×4.
INVESTIMENTO
Os preços são bem mais altos que os da geração anterior, mas ainda ficam abaixo dos concorrentes alemães como Mercedes-Benz GLC 250, Audi Q5, BMW X4 e BMW X5.Segundo a fabricante, a Momentum deverá ser a versão mais comercializada da linha, com cerca de 40% do volume de vendas, seguido das outras, com 30% das unidades cada uma. O XC60 é o modelo mais vendido da Volvo no mundo e também no Brasil. Por aqui, ele representa 60% do total dos negócios da marca.