Apresentado na Europa no final do ano passado, o novo Audi Q5 já chegou nas concessionárias da marca no Brasil. Estão disponíveis três versões: Attraction, Ambiente e Ambition, sendo essa última a mais luxuosa e cara. Todas contam com o motor 2.0 TFSI a gasolina, similar ao das versões mais potentes dos Audi A4 e A5, que rende 252 cavalos e 37,7 kgfm de torque, entre 1600 e 4500 rpm. Esta força leva o Q5 de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos, com velocidade máxima de 237 km/h.
Em todas as versões, o modelo traz o câmbio automatizado S tronic de sete marchas e dupla embreagem, com trocas sequenciais feitas pela alavanca ou por shift paddles atrás do volante. Há ainda a tração nas quatro rodas permanente quattro com distribuição de torque para as quatro rodas conforme a necessidade. Com 4,66 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,66 metro de altura e distância entre-eixos de 2,82 m, o Q5 ficou maior em relação à geração anterior. Apesar disso, o peso em ordem de marcha foi reduzido em aproximadamente 50 quilos, graças à aplicação de materiais mais leves.
ITENS DE SÉRIE
Entre os equipamentos disponíveis, estão o quadro de instrumentos virtual cockpit (com tela de 12,3 polegadas que possui modo de visualização clássico, com conta-giros e velocímetro grandes, ou reduzindo estes instrumentos para abrir espaço para mapas de GPS e outras informações do computador de bordo), conexão à internet, controlador automático de velocidade adaptativo com traffic jam assist- que assume a direção em trânsito congestionado com velocidades de até 60 km/h- abertura e fechamento elétricos da tampa do porta-malas, banco do motorista com ajustes elétricos e duas memórias de posição, chave presencial com botão de partida, ar-condicionado com três zonas de climatização, teto solar elétrico, rodas de 20 polegadas com pneus 235/45, entre outros itens.