A Tesla apresenta nesta sexta-feira seu primeiro modelo de carro elétrico popular, o Model 3. A novidade é um marco para a indústria automobilística. As primeiras 30 unidades dos sedãs Model - as versões produzidas em massa dos custosos carros elétricos da Tesla - vão sair da fábrica na Califórnia para serem entregues, sobretudo para funcionários da companhia.
O fundador da Tesla, Elon Musk, quer registrar a ocasião com uma cerimônia na fábrica em Fremont, perto de São Francisco. O novo carro elétrico visa expandir seu mercado consumidor - os preços começam em 35 mil dólares - e vai se multiplicar em breve. De acordo com Musk, mais 100 unidades serão produzidas em agosto e outras 1.500 em setembro.
O objetivo da Tesla é que a produção alcance 5 mil unidades semanais do Model 3 neste ano e 10 mil unidades semanais em 2018. Mais de 375 mil consumidores fizeram depósitos para entrar na lista de espera do Model 3. Quem quiser um veículo do tipo terá que esperar pelo menos até o ano que vem.
Leia mais
Model S da Tesla não passa nos testes de segurança
Tesla supera General Motors em valor de mercado
Analistas indicam que, com esse lançamento, a Tesla pode estar transformando o futuro da indústria automobilística.
Gene Munster, analista na empresa de pesquisa Loup Ventures, acredita que a Tesla pode fazer pelo setor automobilístico o que a Apple fez pelos celulares e eletrônicos.
– Acreditamos que um dia vamos olhar para trás, para o lançamento do Model 3, e compará-lo com o iPhone, que provou ser um catalisador na migração para a computação móvel – disse Munster numa nota.
O pesquisador acredita que a Tesla vai protagonizar as "mudanças de paradigmas" no ramo de carros elétricos ou autônomos, que podem alterar o setor inteiro.
Com produção de 83 mil veículos em 2016, a Tesla alcançou um valor de mercado de cerca de 55 bilhões de dólares – à frente de gigantes como a General Motors –, antecipando a liderança na indústria.
Munster avalia que a Tesla pode começar atingir a rentabilidade em 2021 e que 2023 será "um ano excepcional para a empresa", com 1,6 milhão de veículos produzidos.
A Tesla atualmente vende apenas dois modelos de luxo de seus carros elétricos: o sedã "Model S" e a SUV "Model X", cujos preços começam em cerca de 80 mil dólares.