Nesta semana, a Seat apresentou, em Barcelona, o Arona, primeiro suv compacto a ser concebido sobre a plataforma MQB A0, a qual, futuramente, servirá de base para o suv do Polo (este sim fabricado no Brasil a partir de 2018). Com atributos de crossover sem perder a base de carro para a cidade, o Arona, em termos de estilo, segue os mesmos princípios do hatch Ibiza, também da espanhola Seat.
Na verdade, as diferenças estão na altura livre do solo, 1,5 cm maior no Arona. O suv também tem rodas e pneus maiores e teto mais elevado. Vincos, recortes dos para-choques e formato dos faróis são iguais em ambos os modelos da Seat.
SUPER SEGURO
Entre os sistemas de segurança, o Arona, que terá como rivais diretos o Renault Captur, o Peugeot 2008 e o novo Citroen C3 Aircross, tem alerta de veículos nos pontos cegos, alerta de tráfego traseiro, piloto automático adaptativo, alerta de colisão, assistente de estacionamento semi-autônomo e frenagem de colisão múltipla.
Em termos de dimensões, são 4,14 m de comprimento (a média do segmento é de 4,25 m), 1,78 m de largura, 1,54 m de altura e 2,56 m de entre-eixos. Seu porta-malas tem 400l de capacidade. Predominantemente, o Arona contará com o motor 1.0 TSI (com turbo, injeção direta e movido à gasolina) de três cilindros, com versões de 95 e 115 cavalos. Alguns mercados terão opção de motor 1.6 16V MSI de 110 cv.
A versão esportiva do suv (foto) recebeu o nome de Arona FR e funcionará com o novo motor 1.5 TSI de quatro cilindros em versão de 150 cv. Também não faltarão as variantes de 95 e 115 cv do motor 1.6 TDI (turbodiesel) e ainda uma versão do 1.0 TSI movida a gás natural, com 90 cv.
VERSÃO BRASILEIRA
O irmão do Seat Arona destinado para o Brasil é chamado provisoriamente de T-Cross e deve chegar por aqui na segunda metade de 2018. Seu design será bastante fiel ao protótipo, com faróis integrados à grade e linhas na sua maioria retas. O último lançamento da família será uma picape, que assumirá o posto intermediário entre a compacta Saveiro e a Amarok.
De acordo com fontes, será a Toro da Volkswagen, com direito a versões flex e diesel, transmissão automática e manual, 4×2 e 4×4, cabine dupla de quatro portas e capacidade de carga de até 1 tonelada.