A Ford apresentou hoje o motor 1.5 flex de três cilindros, com potência de 137,2cv e torque de 16kgf.m de torque com etanol (a fábrica não divulgou ainda os números com gasolina), desempenho que supera alguns concorrentes de quatro cilindros – inclusive os da própria montadora, como o 1.5 16V Sigma, de 110cv, usado no Ka, e o 1.6 Sigma, de 125cv, aproveitado no Fiesta e no Ecosport.
Ao menos por enquanto, a novidade equipará apenas o Ecosport, que até 2018 deve ganhar uma versão turbo. Fiesta e Ka não têm data definida para a atualização no motor.
Com bloco de alumínio, o propulsor de três cilindros apresenta ainda soluções técnicas como coletor de escape integrado, eixo balanceiro com mancais hidrodinâmicos, bomba de óleo variável, correia imersa em óleo e duplo comando variável e independente de válvulas. Tem ainda bobinas de ignição individuais para cada cilindro, velas de ignição centralizadas na câmara de combustão, tuchos hidráulicos com balancins roletados, virabrequim deslocado da linha de centro e sistema de partida a frio eletrônica Easy Start.
Até agora, os tricilíndricos equipavam apenas carros de até 1.2 litros - a maioria, 1.0. O desenvolvimento segue uma tendência de redução de tamanho dos motores, a chamada downsizing, que visa reduzir o consumo de combustível e a emissão de poluentes.