Mirando um combate com a recém-lançada Honda 1000 Africa Twin e a rival tradicional Triumph Tiger 800XR, a BMW 800 GS Adventure ganhou importantes itens para o modelo 2017, que chega este mês às revendas. A moto teve aumento de R$ 1 mil e será comercializada por R$ 51 mil. Valor alto? Em relação as concorrentes, não. A Tiger top de linha, XCa, custa R$ 51,5 mil, e a japonesa de 1000cc parte de R$ 64 mil e vai a R$ 72 mil com três bauletos _ apesar dos 200cm³ de cilindrada a mais, a Honda possui apenas pouco mais de cinco cavalos (90,2 a 85) de vantagem sobre a BMW.
No design da 800 GS, destacam-se o novo escapamento em aço inox a as carenagens laterais, que agora agregam o logotipo da marca e a inscrição GS em novo grafismo. O garfo dianteiro recebeu refletores retangulares na cor âmbar para aumentar a visibilidade da moto em locais de pouca luz. A tampa do compartimento da bateria exibe novo desenho, com vincos salientes nas laterais. Donos do modelo anterior vão perceber que o painel de instrumentos conta com novos layout e grafismo.
A Adventure passa a oferecer, de série, os modos de condução Rain e Road, cuja função é gerenciar as respostas de aceleração e frenagem, juntamente com os sistemas ABS e o controle automático de estabilidade (ASC), o qual se ajusta de acordo com piso seco e molhado. A lista de novidades inclui ainda o acelerador Ride-by-Wire, bem mais ágil nas respostas. A Triumph já usa equipamento semelhante desde o ano passado.
O propulsor não sofreu alterações. O bicilíndrico de oito válvulas, com refrigeração líquida, entrega 85cv a 7.500rpm conectado ao câmbio de seis marchas. O tanque tem capacidade para 24 litros de gasolina, o que proporciona autonomia que pode superar os 400km em velocidade abaixo dos 110km/h.
O amortecedor traseiro tem ajustes de retorno e pré-carga. O freio dianteiro tem disco duplo (simples na traseira) e a lista de equipamentos tem ainda imobilizador eletrônico, lanterna traseira em LED, para-brisa alto, protetores de cárter, motor e mãos, rodas raiadas, suportes para top case e malas laterais e tomada de 12V. A transmissão é por corrente.
O pacote Premium acrescenta à bigtrail modos de pilotagem Pro (adicionando o Enduro e Enduro Pro), ajuste eletrônico de suspensão (ESA), manoplas com aquecimento, computador de bordo, luzes indicadoras de direção em LED, cavalete central e controle automático de estabilidade (ASC). A BMW, até a tarde desta quinta-feira, não havia divulgado o valor. No ano passado, o kit chegou a ser comercializado por R$ 3,5 mil e, depois, o preço promocional foi a R$ 2 mil.