Sucesso de vendas, a XRE 300 não sofreu alterações técnicas para a versão 2017. Apenas ganhou novas cores e grafismos no tanque – nada de maior potência ou redução de peso. A boa notícia é que o preço ficou praticamente o mesmo.
A versão com freios Combined ABS passou de R$ 17.750 mil para R$ 18 mil. Agora há a opção das cores branca, preto e vermelho, igual a da equipe de competição da marca, na versão Rally. O modelo de entrada pode ser nas cores preto e verde perolizado. Os três anos de garantia com sete trocas de óleo gratuitas em sete revisões também foram mantidos.
O motor monocilíndrico, flex e com duplo comando no cabeçote, tem 25,4cv (25,6) a 7.500rpm e torque de 2,76kgf.m (2,8) a 6.000rpm – gasolina e álcool. O câmbio de cinco velocidades garante ótima agilidade na cidade. A suspensão traseira monoamortecida (225mm), com balança de alumínio, torna a pilotagem macia, mas o ponto alto da moto são mesmo os freios, cujo sistema funciona bem no off road, algo raro nos ABS.
O modelo chega às revendas em fevereiro e, até lá, as concessionárias devem fazer promoções para os últimos modelos zero quilômetro 2016. Nos primeiros 15 dias de janeiro, a XRE foi a nona moto mais vendida no país e no Estado.