Claudia Chiquitelli
Especial
O Palio, o Fox e o Fiesta lideram a lista dos seminovos mais vendidos em 2016 no país. Já entre os 20 modelos de seminovos mais procurados no ano, o Fiat Palio 2012 foi o campeão de comercializações, seguido pelo Hyundai HB20s 2014, na segunda colocação, e pelo Fiat Uno 2011. Os dados são da plataforma AutoAvaliar, sistema de gestão de vendas e estoques utilizado em mais de 1,3 mil concessionárias de veículos e cerca de 20 mil revendedores multimarcas no Brasil.
De acordo com a pesquisa TOP 20 da AutoAvaliar, na briga entre as montadoras, quem levou a melhor foi a Chevrolet, com quatro de seus veículos listados no ranking dos 20 seminovos mais vendidos em 2016 (Celta, Classic, Prisma e Onix), seguida pela Fiat, Volkswagem e Ford, cada uma com três modelos listado no TOP 20 da AutoAvaliar. Em seguida aparece a Hyundai, com dois modelos, e Honda, Toyota, Citroen e Renault, com apenas um.
Outro levantamento do portal mostra que no mercado de veículos seminovos e usados as vendas apuradas de janeiro a agosto do ano passado somam cerca de R$ 7,8 bilhões, um crescimento de 84% em relação ao mesmo período do ano anterior, com R$ 4,2 bilhões.
Custos
De acordo como o estudo, o custo médio com as transações de seminovos e usados também subiu de um ano para outro. De janeiro a agosto de 2016, a média foi de R$ 22,5 mil por automóvel, ante os R$ 19,9 mil verificados no mesmo período de 2015, um crescimento 13%.
Para o diretor da AutoAvaliar, Daniel Nino, o segmento de seminovos foi, de certa forma, beneficiado com a crise, à medida que os gastos dos brasileiros foram direcionados para itens mais baratos.
– O consumidor tem preferido um seminovo, com um valor mais em conta, já que sabe que vai conseguir pagar, do que um veículo zero quilômetro, cujas prestações podem ser bem mais onerosas – afirma Nino.