Escritório com mesa, computador, internet, geladeira, máquina de café e até local para guardar bicicleta, tudo dentro de uma van elétrica. Coisa de um futuro distante? Não para a Nissan, que acaba de apresentar o e-NV200 Workspace. O projeto é uma parceria com o designer britânico Willian Hardie, que fez excelente aproveitamento de espaço. O veículo possui ainda wireless, luzes de LED controladas por smartphones, carregamento sem fio de telefone e sistema de áudio Bluetooth.
O conceito projeta um retrato do que o espaço de trabalho poderá ser no futuro. O veículo fornece um exemplo da visão de mobilidade inteligente da gigante japonesa e a percepção da empresa de como a relação entre os veículos e as pessoas está mudando. Conforme a Nissan, em 2015, o número de coworking (espaços de trabalho que tentam ser inspiradores às pessoas) e de hot-desking (espaços compartilhados) no mundo aumentou 36%
Um dos grandes atrativos da van é a possibilidade de trabalhar praticamente sem custo nas cidades que oferecem recarga gratuita de elétricos.Trata-se, ainda, de ótima oportunidade para quem deseja “fugir” para o campo ou para o litoral sem a necessidade de se instalar em um imóvel .– Com os preços dos imóveis nas capitais, e como o profissional moderno precisa cada vez mais se movimentar, as empresas terão de pensar – explica o diretor de Elétricos da Nissan, Gareth Dunsmore.
As baterias do e-NV200 pode ser carregada de zero a 80% em 30 minutos. Um dos problemas é a autonomia: são 170km em uma única carga.Desde 2014, unidades do e-NV200 estão no Brasil para teste. Em regime de parceria, empresas como Petrobras e Correios circulam com a van para que a Nissan possa aprimorá-la.
O veículo elétrico é vendido na Europa por 30 mil euros (R$ 111 mil), porém sem os mimos introduzidos por Hardie.Em setembro, a Nissan/Renault alcançou a marca de 350 mil EVs (Electric Vehicles)) vendidos. Foram 230 mil Leaf, o modelo 100% elétrico mais vendido do mundo, lançado em 2010 e cujo preço parte de 19 mil euros (R$ 66 mil), e 20 mil unidades do e-NV200, lançado em 2014 na Europa.
Nesta semana, a Nissan reafirmou ter planos de lançar veículos elétricos no Brasil. Em nota, a montadora divulgou que, “para introduzir essa tecnologia em qualquer país, a Nissan contou com o suporte de regulações específicas e infraestrutura. No Brasil e na América Latina, essa tecnologia ainda não está desenvolvida”.