Com lançamento confirmado para o Salão de Los Angeles, nos Estados Unidos, no dia 18, a nova geração do Mini Countryman vem com novidades. E a principal delas, embora ajude a maioria dos usuários, não condiz com o nome: o veículo ficou 20cm maior e 3cm mais largo. Com isso, aumentou o conforto para cinco ocupantes (o entre-eixos foi ampliado em 7,5cm) e a capacidade do porta-malas passou para 450 litros – pode ser aumentada para 1.309l, 220l a mais que o modelo anterior.
A chegada ao mercado europeu ocorrerá em fevereiro de 2017. No Brasil, o Mini Countryman será lançado no segundo semestre do mesmo ano. A montadora não anunciou os preços.
Em sua nova geração, a gama de cores da carroceria inclui opções nas tonalidades Island Azul e Marrom Chestnut, ambas oferecidas pela primeira vez em um Mini. Elementos de design específicos do modelo, como a linha de teto, que lembra um capacete, as luzes traseiras verticais, a grade do radiador hexagonal e os grandes faróis foram submetidos a um desenvolvimento evolutivo. A luz indicadora de direção (pisca), posicionada nas laterais, apresenta forma de seta. Já as barras do teto, de alumínio acetinado, combinam com a parte superior das soleiras prateadas, dando assim maior ênfase visual à altura do veículo. As linhas horizontais dominam a parte traseira, com o conjunto óptico disposto verticalmente e fornecendo um contraste atraente.
Conjuntos equipados com LED são oferecidos em algumas versões e pela primeira vez estão integrados ao redor dos faróis. O assento do motorista ficou em posição mais elevada, semelhante a um SUV.
O novo Mini tem motores apresentados recentemente. São duas opções, ambas dotados de tecnologia TwinPower Turbo. O menor tem três cilindros e 1.499cc, com potência de 136 cavalos e torque de 221kgm.f. O outro, de quatro cilindros, possui 1.998cc, potência de 192cv e torque de 283kgm.f. A gama agrega também a inédita versão híbrida ALL4, equipado com o motor de três cilindros e outro elétrico, com 88cv, totalizando 224cv e 386kgm.f de torque.
O Countryman conta com transmissão automática Steptronic, de seis velocidades a versão S dispõe de caixa com oito marchas.
Lançado em 2010, o Countryman foi o primeiro Mini com quatro portas e cinco lugares e registrou mais de 540 mil unidades vendidas em todo o mundo.