Daniel Jacques
Especial
Com o objetivo de apresentar as primeiras unidades nacionais dos Range Rover Evoque e Discovery Sport, a Jaguar Land Rover do Brasil criou o projeto Filhos deste Solo. Uma das jornadas do programa foi entre Porto Alegre e Chuí, na fronteira com o Uruguai. O Teu Veículo foi convidado pela marca para experimentar a nova Land Rover Evoque HSE Dynamic em um trecho do passeio por terras gaúchas.
Foram dois dias em um roteiro da Capital a Mostardas, no litoral norte gaúcho, passando por estradas de asfalto, terra e areia. No primeiro dia, o destino foi o Morro da Borússia. Ainda antes da partida, o carro chamava atenção pelo design e também pelo conforto. O volante e o banco, com regulagens de altura e profundidade, permitem o posicionamento perfeito para o motorista.
O primeiro trecho tinha como objetivo mostrar a suavidade e as rápidas respostas do motor 2.0 turbo a gasolina de 240 cavalos de potência e 340 Nm de torque, acompanhado pelo câmbio automático de nove marchas, em condições de estrada em asfalto pelos quase 100km da BR-290 (Free-way). De Osório, a viagem seguiu pela RS-030 até Tramandaí, descendo à direita pela avenida Interpraias até Quintão, onde ela se torna a RS-786.
Em Pinhal, parada para o almoço e preparação para a parte de areia. A partir de Palmares do Sul, o roteiro seguiu pela beira da praia. Além dos belos visuais, a Evoque nacional se mostrou digna do conceito diferenciado que o modelo importado já possui há alguns anos. O modo de tração Areia mantém o veículo atento aos desafios do terreno, como a necessidade de maior tração por causa do baixo atrito, principalmente em áreas de areia fofa.
Mesmo com as rodas dentro da água, o carro não perdeu contato com o solo, nem ritmo ou velocidade. O trecho de mais de 100km pela beira da praia foi cruzado em diferentes condições. Destaque para a transmissão Active Driveline, que “chamava” o 4x4 apenas nos trechos mais desafiadores. Nos momentos de baixa velocidade em areia seca, por exemplo, o modo de tração segura as rotações na casa dos 4000rpm para que o carro possa reagir em caso de dificuldades.
Ainda na beira da praia, o percurso ingressou no Parque Nacional da Lagoa do Peixe, que abrange os municípios de Mostardas, Tavares e São José do Norte, já na foz da Lagoa dos Patos. Dentro do parque, o roteiro passou por pontos turísticos como o Farol da Solidão e o Farol de Mostardas. Em Tavares, saiu da areia e encarou cerca de 20km de estrada de terra, onde o astro foi o sistema Adaptative Dynamics, que ajustou as suspensões conforme a irregularidade do terreno, mantendo os passageiros seguros e confortáveis. Mesmo em partes um pouco alagadas, a tração manteve o carro firme.
A chegada em Mostardas, via BR 101, no início da noite, fechou o dia com belas paisagens no centro da cidade. Mais uma vez, o veículo chamou atenção dos moradores pelo seu porte elegante e imponente. O segundo dia começou cedo, com a viagem ao Farol de Cristóvão Pereira. Inaugurado por Dom Pedro II há quase 130 anos, está localizado na margem da Lagoa dos Patos, na ponta de uma longa e bela praia com diversos tipos de terreno, incluindo areia seca e molhada e partes com vegetação baixa e densa, onde também foi possível testar a estabilidade da Evoque em mudanças de terreno off-road.
Por fim, a viagem retornou à Capital no início da tarde, finalizando a pequena expedição que comprovou a eficiência e a versatilidade do modelo produzido na fábrica brasileira da marca em Itatiaia (RJ).
Projeto
Anunciado em junho na fábrica da Jaguar Land Rover em Itatiaia (RJ), a inédita jornada percorrerá quatro regiões brasileiras e trará particularidades do país ao mesmo tempo em que pretende demonstrar a capacidade dos veículos “made in Brasil”. O resultado das expedições, que juntas percorrerão 2500km pelo país com os dois modelos, vai se transformar em uma série de quatro episódios transmitida pelo canal Off, da Globosat, em novembro.
– Este é o maior projeto de marketing no ano para a Land Rover e a primeira vez que geramos um denso ‘branded content’ para a Land Rover. Temos uma ativação complexa, inteiramente focada no regional”, explica o diretor de marketing e produto da Jaguar Land Rover para a América Latina, Gabriel Patini.