Daniel Jacques
Especial
O lançamento de um automóvel "esconde" um longo caminho iniciado muito tempo antes, com a ideia ou demanda embrionária do produto. E uma parte importante deste desenvolvimento é a definição do conceito e do nome do veículo, que precisam transmitir os porquês e para quem ele é direcionado. Para conceituar e nomear a picape Toro, a Fiat do Brasil escolheu a empresa Mesa e Cadeira, de São Paulo, que trabalha com um processo criativo para a solução de demandas dos clientes.
– O trabalho deles era inovador, com a "metodologia da mesa". Acabou sendo o formato ideal para nós – ressalta Cely Cordeiro, da equipe de Naming da Fiat.
A tal metodologia consiste em uma mesa e 12 cadeiras – e 12 profissionais de áreas multidisciplinares com o prazo de sete dias de imersão para conceber, desenvolver e prototipar uma solução para o cliente. Esse é o método de trabalho, iniciado a partir de um briefing com informações preliminares. Cely destaca que uma nova fórmula de naming acabou sendo desenvolvida em conjunto pelas duas empresas.
– Hoje, temos diretrizes e vamos adaptando conforme o carro. A gente criou a metodologia durante o processo de dar um nome para um modelo – concorda a chefe de operações da Mesa e Cadeira nos Estados Unidos, Ligia Giatti.
No caso da Fiat, o resultado foi uma lista de nomes aprovados pelos representantes da montadora. Essa relação foi apresentada à diretoria da marca italiana no Brasil, que definiu os nomes.
Gaúcho participou
O consultor de criatividade gaúcho André Czarnobai participou da segunda “mesa” desenvolvida pela empresa em parceria com a Fiat, que acabaria escolhendo o nome do compacto Mobi.
– Acho que pude colaborar de uma forma muito legal porque, como não sou publicitário, não tenho os vícios de pensamento dos profissionais. Além disso, possuo uma visão mais do ponto de vista de quem consome do que de quem faz publicidade, e isso gera boas ideias – analisa.
Para Cordeiro, o sucesso da experiência com a Mesa e Cadeira no processo de naming da Toro e do Mobi deu muito certo.
– Não tínhamos nem certeza por onde começar. Acabamos conseguindo fazer algo muito bacana que é criar um nome que entrega o que é o produto. Nosso desejo é continuar desenvolvendo novos nomes a partir da parceria com eles.