Os retrovisores são as peças de veículos que mais registram avarias no dia a dia, como choques contra colunas em garagens, com outros automóveis e guidão de bicicletas. Mas o que muitos não sabem é que esse componente pode ser consertado, evitando a troca e diminuindo os gastos.
– Cada espelho quebra de uma maneira diferente. Pode haver, por exemplo, dano apenas no pisca (luz de direção) da capa externa e, nesse caso, não trocamos o retrovisor todo, apenas o pisca. Um espelho, que na concessionária pode ter preço de R$ 2 mil a R$ 5 mil, dependendo do modelo e marca do carro, pode ser trocado por um valor bem menor – explica o sócio-diretor do Shida Serviços Automotivos, Bruno Abdalla.
O especialista comenta que a lente de uma Ferrari custa R$ 5 mil, mas há casos de uma substituição custar R$ 700, tornando a peça perfeita e o cliente, satisfeito.
– Outro exemplo é o espelho do Volvo XC60, que custa mais de R$ 1 mil e a substituição sai por R$ 450 – exemplifica.
Segundo Abdalla, é comum o sistema retrátil do retrovisor elétrico apresentar problema, mas não é necessário trocar o componente inteiro, apenas o motor do sistema. Se quebrar o pé do retrovisor, peça de fixação do espelho na carroceria, ou apenas a capa do componente, é possível substituir esses itens por um preço bastante acessível. É importante o consumidor procurar um serviço que ofereça estoque de peças originais, para manter a qualidade do produto.
Mas, quando a quebra é no espelho, o melhor a fazer é trocar o conjunto. Há quem tente adaptar uma peça comprada em vidraçarias comuns, o que é um erro. O campo de profundidade é bem diferente em relação aos espelhos convencionais, o que vai induzir o condutor a erros de avaliação – o carro de trás pode parecer mais perto ou mais longe do que realmente está, e certamente haverá distorções da visão que o motorista terá do lado esquerdo e do direito. Isso pode causar um acidente.