Daniel Jacques
Especial
O novo Jaguar F-Pace é, provavelmente, o modelo que faz mais jus ao nome da consagrada marca inglesa. Além de tecnologias e elementos do superesportivo F-Type, traz um visual imponente e elegantemente agressivo que lembram o comportamento do felino.
A apresentação oficial do modelo ocorreu na semana passada em Brumadinho (MG). No primeiro dia, foram testadas as versões de entrada, Prestige (equipada com motor diesel 2.0 de 180cv e com preço de R$ 309,7 mil) e intermediária R-Sport (motor gasolina 3.0 V6 de 340cv e R$ 361 mil) em condições urbanas e de estrada. A Prestige, focada em autonomia e conforto, já mostra a que veio com sua estrutura 80% em alumínio unida à tração integral, que garantem rápidas respostas e extremo conforto ao dirigir. O sistema Configurable Dynamics também assegura a possibilidade de escolher uma condução mais focada em esportividade. Toda essa tecnologia deixou tranquila a subida ao Topo do Mundo, ponto turístico da cidade mineira, a 1500 metros de altura.
A segunda parte do teste foi com a versão R-Sport, que se diferencia principalmente pelo motor a gasolina, oferece uma direção mais suave e, ao mesmo tempo, mais potente, graças aos seus 340 cavalos. Nesta versão, fica fácil reconhecer o felino de grande porte e quatro rodas.Em uma estrada de terra com forte inclinação, o acionamento do sistema All Surface Progress Control (ASPC), presente em todas as versões, garantiu a distribuição do torque nas rodas sem que o motorista precisasse utilizar os pedais. Bastou segurar o volante para direcionar o carro, lentamente, como um jaguar prestes a pegar sua presa.
O segundo dia de testes foi dedicado à versão especial First Edition, que terá apenas 19 unidades disponíveis no mercado brasileiro a preço de R$ 416,4 mil (a S, top de linha, custa R$ 406,3 mil) com a opção de cor exclusiva Azul Caesium. Ele é mecanicamente igual à top de linha, S, com motor gasolina 3.0 V6. Desta vez, em ambiente de circuito fechado, com testes de aceleração, frenagem, curvas e obstáculos, foi possível sentir a força do motor de 380 cavalos, sua aceleração de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos e sua alta capacidade de frenagem.
Além de potência e tecnologia, o F-Pace também traz uma pulseira exclusiva para abertura e fechamento do veículo sem necessidade de chave, bastando aproximá-la da marca “Jaguar” na tampa do porta-malas. O interessante é que se o carro for trancado com a pulseira, a chave não funciona até que a mesma volte a abri-lo. Seu uso é mais indicado para a prática de esportes como ciclismo, surf ou caminhada, quando muitas vezes a chave pode atrapalhar.
Se o novo Jaguar é a aposta da marca inglesa para crescer no mercado brasileiro, a aposta está ganha. Em todas as versões, o conforto e a dirigibilidade já seriam razões suficientes para um carro bastante interessante, mas a tecnologia de fabricação e os diversos sistemas e sensores embarcados fazem deste um SUV diferenciado.