Acreditando em uma rápida recuperação nas vendas no setor de duas rodas, a BMW lança na segunda-feira a pré-venda de seu novo modelo de entrada para fãs das bigtrail. Já famosa nas redes sociais, a F 700 GS terá um hotsite exclusivo (www.bmwmotorrad.net.br/F700GS) para quem quiser se cadastrar e comprar as primeiras unidades, cuja chegada às concessionárias está prevista para novembro. O preço é de R$ 40 mil e inclui um bom pacote de equipamentos.
Fabricada em Manaus, a moto dividirá o câmbio de seis marchas e o motor de dois cilindros e oito válvulas com duplo comando, de 798cc e refrigeração líquida, com a F 800 GS. Porém, em relação à irmã maior, ela terá 10 cavalos de potência a menos (85 contra 75). Em termos de torque, vantagem também para a 800: 8,5 contra 7,8 kgfm, embora o da 700 chegue antes, a 5300rpm, enquanto o da 800, a 5750rpm. Embora seja o mesmo propulsor, a diferença de potência ocorre devido a mapeamentos distintos de injeção. A montadora alemã não informou se a mudança ocorreu devido a algum tipo de catalisador que deixe a moto menos poluente.
Com a chegada da 700, oficialmente a fábrica já deixou de produzir a monocilíndrica 650. De acordo com a BMW, restam poucas unidades no pátio da fábrica e nas concessionárias.
Mais do que o preço, a F 700 tem outro trunfo em relação a muitas concorrentes do segmento: a ergonomia. A bigtrail vem com altura do banco de 820 milímetros _ a F 800, por exemplo, parte de 850mm. Na prática, para quem tem menos de 1,78m de altura, o novo modelo deve transmitir mais segurança na hora de colocar os pés no chão.
A lista de itens de série tem ajustes da mola e do amortecedor traseiros, além de balança de alumínio dupla, luzes indicadoras de direção com LED e lentes escurecidas, lanterna traseira em LED e tomada 12V. O pacote premium, o primeiro a chegar ao Brasil, terá modelos nas cores cinza metálico e laranja e equipados com manoplas aquecidas, protetores de mãos, controle de pressão dos pneus (RDC), computador de bordo, controle de tração (ASC) e cavalete central.
Os freios são idênticos aos da F 800: dois discos de 300mm na dianteira e um de 265mm na traseira, com ABS. Nesse aspecto, as motos devem apresentar o mesmo comportamento, pois o peso a seco de ambas, na Europa, é de 186kg – a BMW não anunciou se o modelo fabricado em Manaus terá o mesmo peso. Uma das grandes diferenças das duas motos está na roda dianteira, cujo raio é de 21 polegadas na F 800 e de 19 polegadas na motocicleta menor.