Daniel Jacques
Especial
Quando se pensa em automóveis de luxo, se pensa em sofisticação, elegância e, claro, aquele carro tinindo de novo. O momento econômico nacional faz com que, para a maioria das pessoas, comprar um modelo 0km que se encaixe nessas características ainda seja um sonho distante. Por outro lado, com a baixa nas vendas, a ideia de um seminovo está bem mais viável.
As concessionárias estão atentas ao movimento do mercado. Representante das marcas Audi, Jaguar e Land Rover no Estado, a Eurobike, abriu recentemente sua primeira operação de usados na Capital.
– Não poderia haver momento melhor para isto, pois é justamente o mercado desafiador que traz as oportunidades – destaca o administrador do setor de seminovos da Eurobike, Nestor Perazzo.
Ele admite que, quando o modelo não sofre grandes mudanças, a compra de um seminovo pode significar uma economia de até R$ 200 mil.
No mercado de modelos comuns, a venda direta entre consumidores é mais comum do que no segmento premium. Isso porque, caso o veículo de luxo apresente algum problema não percebido na hora da compra, os reparos podem significar muitos milhares de reais. E, por mais que a lei estabeleça que qualquer vendedor (pessoa física ou jurídica) tenha de dar garantia ao produto que vende, é inegável que a concessionária, que carrega a bandeira da montadora, tem mais condições e motivos para ser confiável.
No caso da Audi, o programa Approved Plus traz garantia de um ano sem limite de quilometragem, incluindo revisão de 187 itens para veículos com menos de cinco anos e 100 mil quilômetros. Já os modelos Land Rover com até cinco anos e até 125 mil quilômetros rodados no momento da compra estão no programa da marca que, sem limite no número de serviços de revisão, oferece dois anos ou 50 mil quilômetros de garantia.
Sobre o risco de a operação de seminovos roubar clientes das lojas de zero quilômetro, Perazzo ressalta que mesmo aí existe uma oportunidade.
– Podemos perder para nós mesmos agora, mas não estamos perdendo para a concorrência. Além disso, mantemos a fidelização e este cliente pode voltar aos modelos novos quando quiser – afirma o executivo.
Ainda para se encaixar no momento econômico atual e tentar fidelizar o cliente, várias montadoras criaram planos que garantem a recompra do usado na troca por um zero quilômetro. O preço é estabelecido pela tabela Fipe, que traz dados nacionais. A Toyota, em modelos como o Etios, já vende as unidades com preço fixado para recomprá-lo, em até três anos, pagando 85% do valor a ser estipulado pela Fipe. E, claro, terá de repassar esse veículo ao mercado, o que deve esquentar ainda mais as vendas de seminovos nos próximos anos.
O caso do empresário Para Mauro Vargas, 51 anos, de Camaquã, exemplifica bem a situação. Ele negociou direto na concessionária e colocou sua Land Rover Evoque no negócio por um novo.
– Já sou cliente da Land Rover há mais de cinco anos e, para mim, esta novidade foi excelente – revela.