Lançado em Gramado no final de junho, o Chevrolet Prisma foi submetido a uma semana de testes pelo TEU VEÍCULO, que conferiu o sedã em condições de dia a dia, com trânsito e trechos de estrada. No lançamento, tanto o hatch Onix quanto o sedã Prisma chamaram a atenção pelo novo design. Mantendo o perfil “família” dos carros da marca, ambos ganharam em elegância com os novos faróis, capô e vincos por todo o veículo. E o sedã, com o novo visual, dá a impressão de ser das categorias maiores.
O interior do Prisma também ganhou em conforto, e a nova direção elétrica o torna bastante leve, sem que se perca a sensação de ter o carro “na mão” em algum momento. O sistema multimídia Mylink de segunda geração ficou mais intuitivo, e o pareamento com o celular foi bastante útil. Ainda em relação à tecnologia, porém, o destaque mesmo do Prisma 2017 é o sistema OnStar. Durante a semana de teste, foi chamado para localizar um endereço em Caxias do Sul e para sugestão de restaurantes. O atendimento é rápido e bastante simpático. Felizmente, não foi preciso contar com os serviços de segurança ou emergência, também oferecidos. Durante um ano, o serviço é gratuito, e depois é preciso pagar uma anuidade.
Na Serra, o carro chamou a atenção duas vezes por não ser reconhecido com o novo visual. Na estrada, o câmbio automático respondeu bem nos momentos em que foi exigido, mas a opção manual, acionada na palanca, funciona melhor para ultrapassagens.O porta-malas grande não rouba espaço interno dos passageiros nem prejudica a dirigibilidade quando cheio.A maior parte do teste foi feita em Porto Alegre, com duas idas à Serra, incluindo um final de semana com passeios entre Farroupilha, Caxias do Sul e Bento Gonçalves. O consumo médio cumpriu o prometido pelos números do Inmetro divulgados pela marca, com cerca de 15,5 km/l na estrada e 12,8 km/l na cidade.
Conclusão: o Chevrolet Prisma 2017 ganhou bastante em conforto e tecnologia na linha 2017. A direção elétrica e o OnStar, presentes em todas as versões, melhoram a dirigibilidade e, unidos ao bom nível de consumo baixo e o novo design, tornam o líder do segmento uma opção ainda mais interessante. O teste foi realizado entre os dias 29 de junho e 05 de julho com um modelo LTZ.
FICHA TÉCNICA
Motor: 1.4 Flex, com 106cv a etanol (98cv a gasolina) e torque de 13,9 kgf.m (13 kgf.m a gasolina) a 4800rpm
Transmissão: automática de seis velocidades
Direção: elétrica progressiva
Freios: dianteira com discos ventilados, e traseira com tambores
Rodas: de alumínio, 15 polegadas
Suspensões: dianteira independente, do tipo McPherson, e traseira semi-independente
Dimensões (mm): comprimento, 4.282; largura (espelho a espelho), 1.964; altura, 1.478; entre eixos, 2.528
Porta-malas: 500 litros
Tanque: 54 litros
Sedã supera a crise no setor
O Prisma foi um dos poucos modelos que mantiveram suas vendas praticamente estáveis na comparação entre os meses de julho de 2016 e de 2015. No mês passado, de acordo com a Fenabrave, o veículo foi o quinto automóvel mais vendido do Brasil, com 5.932 unidades comercializadas. Apesar do crescimento de apenas 1% em relação a julho de 2015, quando foram registradas 5.873 unidades, ele subiu da 10ª para a quinta posição neste ano.
No mercado gaúcho, o irmão maior do hatch Onix foi o vice-líder de vendas no mesmo mês, com 415 unidades. Nesta comparação houve uma queda de 18% nas vendas em relação a 2015, que teve 489 unidades comercializadas. Mesmo assim, ele subiu duas posições em relação ao 4º lugar do ano passado.
Em Porto Alegre, o sedã da GM teve uma unidade registrada a mais em julho de 2015 (64 unidades) em relação ao mesmo mês de 2016 (63). Ainda assim, o modelo se aproveitou da crise no setor automotivo e subiu do 14º para o 10º lugar no ranking de vendas da Capital.
AS VERSÕES
LT 1.4, R$ 53,7 mil (manual) e R$ 59 mil (automático) – OnStar pacote Safe (Diagnóstico, App/Web e Segurança), sistema ECO, direção elétrica, ar-condicionado, faróis de máscara negra, retrovisor na cor do carro, travas elétricas, velocímetro digital, chave canivete com controle remoto das travas e vidros elétricos, banco do motorista e cintos dianteiros com regulagem de altura, limpador e desembaçador do vidro traseiro, freios com sistemas ABS com EBD e airbag duplo, sensor de estacionamento traseiro, rodas 15”, lanternas fumê e detalhes internos cromados.
LTZ 1.4, R$ 58,7 mil (manual) e R$ 65 mil (automático) – Acrescenta computador de bordo com cinco funções (consumo médio, velocidade média, autonomia, temperatura externa e cronômetro), bancos com revestimento premium, retrovisores elétricos, farol com LED, faróis de neblina, rodas de alumínio e OnStar com pacote Exclusive (Diagnóstico, App/Web, Segurança, Emergência, Concierge e Navegação).