Depois de passar os últimos dois anos investindo pesado nos SUV, agora é a vez de as montadoras apostarem forte nos sedãs médios. É o que indicam os movimentos da principais marcas. GM e Honda colocaram recentemente tudo o que possuem de melhor no Cruze e no Civic, e agora a Citroen fez o mesmo com o C4 Lounge. O mais requintado concorrente da categoria ganhou bastante tecnologia e ficou mais econômico, mas a principal mudança é no propulsor.
O 2.0 de 151 cavalos e torque de 21 kgfm sai de cena para a entrada de um 2.0 turbo, que gera 173 cavalos e 24,5 kgfm de torque, disponíveis entre 1.400 e 4.000rpm. De acordo com os franceses, o conjunto permite ao modelo acelerar de 0 a 100 Km/h em 9,1 s, com velocidade máxima limitada eletronicamente em 215 km/h.
As mudanças não param por ai. A caixa do câmbio automática AT6 recebeu alterações no escalonamento (em princípio, as marchas ficaram mais curtas) com o intuito de diminuir o consumo – segundo a Citroën, o C4 2017 é 17% mais econômico que o 2016. Nos testes do Inmetro, todas as versões do sedã rodaram acima de 13km/l na cidade (com gasolina) e receberam nota A – antes, algumas eram C. A suspensão dianteira, um ponto que gerava reclamação dos usuários por ser muito dura, foi revista e há novos amortecedores com foco em respostas mais ágeis sem perder o conforto.
A caixa manual permanece apenas no modelo de entrada, C4 Lounge Origine 1.6 THP Flex M/T, com preço de R$ 70 mil. Com câmbio automático, o mesmo modelo custa R$ 77,6 mil. Para quem procura mais equipamentos, há ainda as versões Tendance, por R$ 81,6 mil e a top de linha Exclusive, por R$ 91,6 mil.
O C4 passa a ter, em todas as versões, controle de tração e estabilidade (ESP) e o assistente de aclives (Hill Assist), que mantém o veículo parado por alguns segundos em subidas ou descidas, o tempo necessário entre o motorista tirar o pé do freio para colocá-lo no acelerador.
Por dentro, destaque para a nova Central Multimídia com tela touchscreen de 7", com espelhamento para smartphones. Nas versões top, o ar condicionado é automático, digital e bi-zone. O veículo para a contar com o inédito sistema "Link MyCitroën". O sistema permite que, por celular, os usuários tenham informações sobre consumo de combustível, percurso realizado, localização do carro e até quando deve ser feita a próxima revisão.
Por fora, as mudanças foram menos radicais. O grupo ótico dianteiro teve as luzes indicadoras de direção âmbar substituídas por incolores (cristal). O C4 Lounge oferece teto solar que ajuda a minimizar a temperatura interna em dias muito quentes, ventila e renova o ar no interior do veículo. Visualmente, as três versões são facilmente distinguidas por meio das rodas – todas de liga leve, mas a Origine traz rodas Sansiro de 16 polegadas, enquanto a Tendance é equipada com rodas Arena e a Exclusive, com Arena Diamantada, ambas com 17 polegadas. O veículo chega nas cores prata, cinza escuro, preto metálico, branco perolizado e branco sólido.