Daniel Jacques
Especial
Com uma pegada mais aventureira, o Onix Activ se destaca do modelo tradicional pela cor exclusiva, laranja burning metálica, e pelo aplique que “começa” no para-choque dianteiro, passa pelos faróis de neblina, para-lamas e soleiras laterais até encontrar o para-choque traseiro e retornar do outro lado, 'abraçando' o carro todo.
Os vincos do capô, o rack de teto em forma de “U” e os retrovisores pintados de preto ajudam a compor o perfil diferenciado. Também o diferenciam do modelo original o interior com acabamento premium, a suspensão elevada (ao todo, com os pneus um pouco maiores, o veículo é 3cm mais alto que o tradicional) e seu acerto dinâmico diferenciado, próprio para terrenos desafiadores.
O test-drive realizado durante a semana saiu de Gramado e desceu até Porto Alegre, seguindo pela RS 239 até chegar à BR 116 e virar em direção à Capital.
A versão automática, que conta com opção de trocas manuais na manopla, responde muito bem aos comandos, com segurança e leveza. A troca de marchas manual faz com que o motor responda melhor à retomada, o que facilita as ultrapassagens.
Em uma das paradas, o carro se mostrou leve para manobras, com a direção elétrica e o câmbio trabalhando bem. Na chegada a Porto Alegre, foi possível também testá-lo em condições de trânsito urbano, e o consumo médio, com três motoristas diferentes, foi de 10 km/l abastecido com etanol.
FICHA TÉCNICA
Motor: 1.4 de 106 cv (etanol) ou 98 cv (gasolina)
Câmbio: manual ou automática de seis velocidades
Direção: elétrica
Suspensão: dianteira McPherson, independente; traseira com eixo de torção e semi-independente. Ambas usam molas helicoidais
Rodas: alumínio de 15 polegadas
Freios: discos na frente, tambor atrás
Dimensões (mm): comprimento, 3958; largura, 1737; altura, 1554; entre-eixos, 2528;
Tanque: 54 litros
Porta-malas: 280 litros, expansível a 1020 com bancos rebatidos
Preço: R$ 57,2 mil (manual) e R$ R$ 62,3 mil (automático)