Percorrer 73 quilômetros com um só litro de gasolina na Yamaha Factor 150. A façanha foi conseguida pelo catarinense Brando Dutra de Souza, vencedor do rali da economia promovido pela fábrica. Ele e outros 10 participantes da competição usaram motos próprias, com o combustível aferido pela montadora. Como premiação, o vencedor ganhou um capacete Shark, avaliado em cerca de R$ 500.
– Fiquei surpreso com o resultado. Sabia que a Yamaha era muito econômica, mas 79km foi uma surpresa. Não usei nenhuma técnica especial, só rodei suavemente, mantendo uma marcha alta, 3ª, 4ª e 5ª, e variando a velocidade entre 30 e 40 km/h resumiu o campeão.
Os cinco primeiros colocado receberam troféus e brindes. A competição ocorreu no final de semana passado nas ruas de Florianópolis. Brando fez o percurso em 2h45min – o segundo colocado, em 3h, percorreu 66km. De acordo com a Yamaha, todos os veículos passaram por vistoria feita pelo técnicos da fábrica antes da disputa para verificar filtro de ar, escapamento, vela,as medidas dos pneus e da relação e outros itens que poderiam modificar o consumo. Todas estavam originais.
Numa parceria entre montadora e concessionárias Yamaha, concursos semelhantes foram realizados em Porto Alegre. Em 2013, o ganhador, Roberto Gomes, em pouco menos de duas horas rodou 38km com meio litro de gasolina em uma YBR 125. Em 2002, em um circuito fechado e valendo uma moto 125cc 0km, o vencedor ficou quase oito horas em cima de uma YBR e rodou 112km.
Confira aqui o vídeo da última prova realizada em Porto Alegre.