Seis dias na estrada, 291 quilômetros no pedal e mais de dois séculos de História. Eis a síntese do Roteiro Técnico de Bike, expedição que irá percorrer antigos caminhos vicinais ligando os Sete Povos das Missões. A aventura, entre 18 e 23 de outubro, é um desafio de cicloturismo e um passeio pela história gaúcha.
- Estamos chamando de roteiro técnico porque é realizado em grupo - explica Romaldo Melher, da operadora de turismo Caminho das Missões, responsável pela realização da pedalada.
Rumo à Patagônia: gaúcho parte em aventura de bike pela Ruta 40
Usuários recomendam caminhos bons para bicicletas
Terra vermelha e pedras soltas caracterizam as estradas da região, em boa parte cercadas por extensas plantações de soja. No segundo dia de viagem, um trecho de 12 quilômetros é feito de barco, no Rio Uruguai. As distâncias percorridas diariamente variam entre cerca de 50 e 70 quilômetros, com carro de apoio e guia, visitas a locais históricos - como a redução de São Miguel Arcanjo (foto) - e a uma aldeia guarani; em duas noites, há hospedagem em estabelecimentos de turismo rural.
Saiba mais em www.caminhodasmissoes.com.br.
Diário de viagem
Zero Hora testou o roteiro de bicicleta pelo Caminho das Missões em janeiro de 2006.
No extremo, a estrada missioneira tem muita poeira ou muito barro - nesse último caso, tornando-se intransitável para a magrela.
Limpar e lubrificar a bici são as práticas de manutenção mais requeridas. Ajuda bastante, claro, saber reparar câmara de ar e corrente partida e regular freios e câmbio.
O atual estado do Plano Cicloviário Integrado de Porto Alegre
Veja mais notícias sobre ciclismo e bicicletas
Bom condicionamento físico é indispensável. A pedalada exige resistência e alguma experiência. O esforço é continuado: são cinco dias de pedal.
Bicicleta rígida nem pensar. Utilize uma mountain bike rabo duro ou full. Organize-se para levar a menor carga possível na bicicleta: o roteiro inclui carro de apoio.
Além de um desafio em cicloturismo, a viagem tem um conteúdo cultural e histórico muito importante. Aproveite bem.
*Zero Hora