O Tracker e o Cruze são dois veículos da Chevrolet, mas a ligação entre ambos vai muito além da procedência norte-americana e do emblema da “gravata borboleta” que carregam junto à grade. O SUV e o Sedã foram construídos sobre a mesma base e dividem o mesmo motor: o 1.4 turbo flex de injeção direta.
A proximidade dos dois também está no design. Os faróis (que têm leds diurnos e projetor de bloco elíptico na versão LTZ) têm o mesmo formato e estão alinhados com a grade, mais estreita. Mais abaixo, há grande tomada de ar inferior, que também aloja a placa, por onde entra todo o ar que passa pelo radiador. Os nichos dos faróis de neblina também cresceram.
O novo motor é bem superior ao antigo 1.8 16V, é mais econômico e empolga pelas respostas rápidas. São 153 cv e torque de 24,5 mkgf a 2.000 rpm. Tanto o Cruze quanto o Tracker possuem câmbio automático de seis marchas.
Cruze leva vantagem no comparativo com outros sedãs
À venda no Brasil e na revendedora Brozauto, em Canoas, Gravataí e Viamão, desde o ano passado, a segunda geração do Chevrolet Cruze evoluiu em todos os sentidos e é a melhor opção em termos de custo-benefício. No design, o Cruze busca manter um visual clássico bem característico dos modelos sedã, mas sem esquecer da modernidade, com linhas mais suaves e arredondadas.
Na comparação com Toyota Corolla e Honda Civic, por exemplo, o motor 1.4 com turbo e injeção direta confere ao Cruze um desempenho muito mais empolgante do que o 2.0 dos outros dois e ainda é mais econômico. Além disso, o carro da Chevrolet oferece uma extensa lista de itens de série, como airbag duplo, controle de tração e estabilidade, faróis de neblina, lanterna de neblina, luz de condução diurna, sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado digital, assistente de partida em aclive, câmera de ré, coluna de direção com regulagem em altura e profundidade e computador de bordo.
O sistema OnStar, uma espécie de central de ajuda multitarefas da própria fábrica, também é item de série desde a versão LT. Completo, o Cruze está repleto de equipamentos inéditos. O sistema de alerta de colisão frontal, por exemplo, monitora o tráfego adiante. Com base na velocidade de aproximação, uma intensa luz vermelha é projetada no para-brisa, bem à frente do motorista. Utilizando os mesmos sensores, o painel pode exibir o tempo restante até alcançar o carro à frente. Um novo sistema de detecção de veículos em ponto cego, e até de mudança não intencional de faixa de rodagem são outras boas novidades da nova geração.
O engenheiro Júlio Porciúncula comprou um Cruze em 2017. Também comprou um em 2015 e outro em 2012. Está no seu terceiro. Para ele, a nova versão é bastante superior às anteriores, principalmente por conta do motor turbinado e o câmbio automático de respostas rápidas e trocas de marcha suaves.
Compro na Brozauto há mais de 10 anos. Sempre gostei mais dos carros da Chevrolet por ser uma marca confiável e de fácil manutenção. O Cruze é um carro econômico e confortável, estou bem satisfeito com ele.
JÚLIO PORCIÚNCULA
Engenheiro
Tracker une potência, robustez e economia
O Chevrolet Tracker tem o Cruze como inspiração. Como um bom SUV, o carro tem um desenho robusto que impõe respeito. A carroceria elevada dá aquela sensação de “dirigir de cima” e a estabilidade garante segurança ao motorista.
A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 9,4 segundos na Tracker Premier, com gasolina. Todo esse desempenho é bem aproveitado pela suspensão levemente firme e de comportamento previsível. O modelo é confortável em pisos irregulares graças às rodas de 16″ e os pneus com perfis maiores. Há pouca rolagem na carroceria e a direção com assistência elétrica responde rapidamente, combinando com a boa sensação de estabilidade.
A advogada Marilete Lawall da Silva dirige o novo Tracker desde o fim do ano passado. Ela se define como uma apaixonada pelo modelo desde o lançamento. Ano passado teve a oportunidade de tornar-se uma proprietária e foi à Brozauto realizar o sonho.
Eu e meu marido sempre tivemos predileção pelos veículos Chevrolet. Ele é cliente da revendedora Brozauto há 30 anos. Escolhemos o Tracker automático pela beleza e pelo conforto, é um carro ótimo e estamos bem felizes com a escolha
MARILETE LAWALL DA SILVA
Advogada
O Tracker é um SUV compacto pra lá de econômico. Graças ao motor 1.4, de acordo com os testes do Inmetro-Conpet, ele faz 10,6 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada com gasolina. Com 153 cv de potência e torque de 24,5 mkgf, é o maior torque entre os concorrentes. Outro ponto que impressiona são os itens de segurança. O Tracker conta com os mesmos acessórios do Cruze além do controle de tração e estabilidade.
Quer saber das condições especiais do Tracker e do Cruze? Preencha o formulário abaixo, que, na compra de um dos dois modelos na Brozauto você leva o Sistema Tilt Down* de graça como presente. A responsabilidade pelo preenchimento correto das informações é do leitor.
* Sistema Tilt Down: ao engatar a marcha ré, o retrovisor direito do passageiro inclina-se para baixo para facilitar a visualização do meio-fio.