Em meio a muitas homenagens, inclusive com inauguração de estátua em homenagem a César Passarinho, a 45ª Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul terminou na noite de sábado (9) com um festejo à memória de outro símbolo da música gaúcha, Telmo de Lima Freitas.
A música "Canto Saudade ao Caraguatá" foi a ganhadora da Calhandra de Ouro, consagrando a dupla de compositores Henrique Fernandes e João Paulo Deckert, que em julho passado já havia vencido a Coxilha Nativista em Cruz Alta.
Os músicos de Panambi, cidade do noroeste gaúcho, lembraram do pseudônimo "Caraguatá", usado por Telmo em algumas composições suas nas décadas de 1960 e 1970. João Paulo Deckert foi também o intérprete da canção. Além de vocalista, ele toca bandoneon.
A música vencedora da Califórnia teve a premiação paralela de "melhor letra". Segundo o compositor, Henrique Fernandes, a letra traz diversas citações de composições de Telmo de Lima Freitas sem que se coloque em momento algum o nome do homenageado.
— Havia uma necessidade de se homenagear Telmo num palco como o da Califórnia, onde ele participou da primeira edição em 1971 e foi vencedor, com "Esquilador" em 1979 — disse.
A Calhandra de Prata ficou com a canção "Quero de Lembrem de Mim", de Rômulo Chaves e Nílton Ferreira. Nilton tentava um tricampeonato consecutivo na Califórnia, e teve o segundo lugar acompanhado pela premiação de melhor intérprete.
Já a Calhandra de Bronze coube à canção "Antenado", uma homenagem ao falecido músico uruguaianense Bebeto Alves composta e interpretada por Maurício Barcellos que teve o acompanhamento do Quarteto Sem Fronteiras.
Show com Catherine Vergnes e novidade para 2024
Uma grande atração da noite final da 45ª Califórnia da Canção foi o show da cantora uruguaia Catherine Vergnes que, durante mais de uma hora, impressionou a plateia com sua energia no palco, interpretando músicas que vão do mais autêntico folclore pampeano a canções que se aproximam do pop.
O resultado do festival foi anunciado nas primeiras horas de domingo (10) com aprovação do público e festa dos vencedores. No momento da premiação, veio a primeira novidade para a edição de número 46 do festival mais antigo do estado: em 2024, pela primeira vez, uma mulher comandará o evento.
A nova presidente é Melissa Mello, que falou da sua participação intensa trabalhando no festival. Em 1994, ela foi eleita "Senhorita Califórnia".
Vencedores da 45ª Califórnia da Canção Nativa do RS
Calhandra de Ouro: "Canto Saudade ao Caraguatá"
- Ritmo: Milonga
- Letra: Henrique Fernandes
- Melodia: João Paulo Deckert
- Interpretação: João Paulo Deckert
Calhandra de Prata: "Quero que lembrem de mim"
- Ritmo: Milonga
- Letra: Rômulo Chaves
- Melodia: Nilton Ferreira
- Interpretação: Nilton Ferreira
Calhandra de Bronze: "Antenado"
- Ritmo: Milonga
- Letra: Maurício Barcellos
- Melodia: Maurício Barcellos
- Interpretação: Quarteto Sem Fronteiras
Melhor Intérprete: Nilton Ferreira
- Música: "Quero que Lembrem de Mim"
Melhor Instrumentista: Guilherme Castilhos
- Instrumento: Violão
- Música: "Empoderadas"
Melhor Letra: "Canto Saudade ao Caraguatá"
- Autor: Henrique Fernandes
Melhor Melodia: "Pertencimento"
- Autor: Pedro Guerra Pimentel
Mais Popular: "O Guardião da Ilha"
- Ritmo: Chamarra
- Letra: Diego Colazzo
- Melodia: Cleverson Alfaro
- Interpretação: Nei Menezes