A tradicional Coxilha Nativista premiou na madrugada deste domingo (30) os vencedores da 43ª edição, realizada em Cruz Alta, no norte do Estado. As 15 músicas finalistas foram apresentadas novamente para o público e jurados no palco Jayme Caetano Braun no sábado (29). Quando te Pego em Meu Colo, Volta e Meia e Povoado foram as premiadas da noite.
Grande consagrado desta edição, o artista João Paulo Deckert levou o prêmio principal e as categorias de Melhor Melodia e Melhor Intérprete. Quando Te Pego em Meu Colo tem letra de Henrique Fernandes e conta a relação de Deckert com a música, que o auxiliou no tratamento da síndrome de Guillain Barré, em 2014.
— Perdi todos os movimentos e fiquei um ano afastado. Voltei devagarinho, com a ajuda dos colegas músicos e do bandoneón, a quem fazemos a referência de "pegar no colo". Consegui me recuperar. Esse prêmio é um sonho, o principal objetivo dos meus 11 anos de carreira — destaca Deckert.
O festival, realizado de forma ininterrupta desde 1981, é um dos principais eventos de música gaúcha do Rio Grande do Sul. Foi na Coxilha que grandes clássicos da música foram revelados, como Vento Norte, na voz de Eraci Rocha, e Batendo Água, de Gujo Teixeira e Luiz Marenco.
Nesta edição, estavam no corpo de jurados César Oliveira, Fábio Lamaison, Jaime Brum Carlos, Lincon Ramos e Lu Schiavo. Confira abaixo lista completa de vencedores.
Premiados da noite:
- 1º lugar: Quando te Pego em Meu Colo, de Henrique Fernandes e João Paulo Deckert
- 2º lugar: Volta e Meia, de Matheus Costa e Mauro Silva. Interpretação de Grupo Compassito
- 3º lugar: Povoado, de Maninho Pinheiro. Interpretação de Érlon Péricles e Maninho Pinheiro
- Melhor Indumentária: Ênio Medeiros, intérprete de O Grito do Quero-Quero
- Melhor Conjunto Vocal: Povoado, interpretação de Érlon Péricles e Maninho Pinheiro
- Melhor Melodia: Quando te Pego em Meu Colo
- Melhor Arranjo: Na Redoma de Luzeiros, de Bruno Seligmann e Jairo Lambari Fernandes. Interpretação de Robledo Martins
- Melhor Letra: Volta e Meia
- Melhor Instrumentista: Luciano Fagundes
- Melhor Intérprete: João Paulo Deckert
- Melhor Tema Alusivo a Cruz Alta: Povoado
- Música Mais Popular: Cria de Cruz Alta, de Evandro Zamberlan e Marcio Correia; Interpretação de Marcio Correia