Quando saiu a escalação do Grêmio para enfrentar o Ceará no domingo (30), um misto de surpresa e sentimento de "não vai dar certo" passou pela cabeça do torcedor gremista. A parceria entre Thiago Santos e Lucas Silva no meio-campo com a liberação da Matheus Henrique tinha tudo para não funcionar bem. E não funcionou.
Tendo Darlan e Jean Pyerre à disposição, não foi bem o representante de Tiago Nunes, Evandro Fornari. Este não foi o único fator determinante para as dificuldades do jovem time tricolor, mas ajudou bastante na derrota para um adversário praticamente com equipe reserva.
Se Jean Pyerre ainda é uma incógnita quanto à disposição e a resposta para o time, Darlan vinha se mostrando merecedor de mais uma oportunidade adiantado. Não havia a necessidade de Lucas Silva começar a partida. Ele e Thiago Santos são peças que praticamente se superpõem e trancam a movimentação.
Das escolhas feitas até agora pela nova comissão técnica do Grêmio, esta vista no Castelão foi a que pode se chamar de equivocada. Nem a repetição de Maicon como titular nos clássicos do Gauchão deu resultado tão pequeno, embora merecesse uma revisão.
Para a estreia na Copa do Brasil, contra o Brasiliense, muita coisa muda no Grêmio pelos mais variados motivos. Quem estava com covid-19 segue fora e agora Matheus Henrique também é desfalque por ter ido para a seleção olímpica. Darlan e Maicon não estão relacionados para a partida e até o interino de Tiago Nunes mudou. Agora estará à beira do campo o analista de desempenho Pedro Sotero no lugar de Evandro Fornari.
Jean Pyerre passa a ser uma imposição técnica no meio-campo e a dupla de volantes pode não ser mais uma opção errada, mas uma necessidade, embora fosse possível buscar no jovem Victor Bobsin uma alternativa na vaga de Lucas Silva. Com todo o crédito de uma equipe de profissionais que melhorou o desempenho gremista desde a saída de Renato Portaluppi, a nova comissão técnica teve um vacilo em Fortaleza. Provavelmente a estreia do Brasileirão ficará como alerta daquilo que não deve ser feito no meio-campo.