Nesta quarta-feira (2), na estreia na Copa do Brasil, o Grêmio deverá ter uma surpresa no comando do time na área técnica. Pedro Sotero, analista de desempenho, já comandou o trabalho no CT Luiz Carvalho, no último treino antes do jogo contra o Brasiliense, e provavelmente ficará no reservado passando as orientações para os jogadores.
Na estreia do Campeonato Brasileiro, o auxiliar Evandro Fornari foi o responsável por ficar na casamata. Pedro Sotero tem experiência em categorias de base. Iniciou a carreira nas escolinhas do Athletico-PR, e foi técnico dos times sub-11 e sub-15. Depois, foi auxiliar no sub-17 e sub-20. Em 2013, foi contratado pelo Paraná para ser técnico do sub-15 e depois auxiliar-técnico da equipe principal.
Em 2016, foi recontratado pelo Athletico-PR para ser analista de desempenho. Em 2018, o seu trabalho caiu nas graças do técnico Tiago Nunes, que o levou para o Corinthians em 2020, e agora para o Grêmio.
O que chama atenção e causa estranheza é o fato de Thiago Gomes, técnico do time de transição e auxiliar da comissão técnica permanente do Grêmio, não ser o escolhido para dirigir o time. Neste ano, ele foi técnico interino, com bons resultados, se mantendo invicto enquanto esteve no comando.