Desde o final da Copa São Paulo do ano passado, quando o Grêmio foi vice-campeão, ou do Brasileirão de aspirantes em que o clube foi terceiro lugar e ele o artilheiro com oito gols, um garoto passou a merecer a atenção especial do torcedor e até alguns pedidos para aproveitamento imediato no grupo principal.
Depois da expectativa frustrada da semana passada, quando se esperava tê-lo no grupo nos jogos contra Juventude e Pelotas, Elias está concentrado em Passo Fundo e provavelmente estreará no time gremista contra o São Luiz. O jovem atacante significa mais um produto da verdadeira fábrica que já deu ao clube Pedro Rocha, Everton Cebolinha, Pepê e mais recentemente Ferreira, além de outros que estão com muita fome no atual elenco.
A novidade em relação a Elias é que na comparação com seus concorrentes, praticamente todos seus contemporâneos, é que a maioria deles tem pelo menos um ano a mais na idade.
É pela fartura de jogadores e pela juventude do atacante, visto como candidato a titular no futuro, que ele ainda é tratado como alguém que deve seguir no grupo de transição para maturação, sob pena de entrar no elenco principal, treinar muito e jogar pouquíssimas vezes.
Só que o garoto não está proibido de entrar contra o São Luiz, se destacar, fazer gol, uma de suas especialidades, e colocar uma dúvida nas cabeças de Alexandre Mendes e Renato Portaluppi.
A vocação para artilheiro, algo que já está somando para o jovem centroavante Ricardinho, joga a favor de Elias como atacante de lado com esta característica em comum com seus antecessores mais ilustres.
Até agora, entre os garotos usados por Alexandre Mendes, tirando o já afirmado Ferreira, quem mais se destacou foi Guilherme Azevedo, que acabou se machucando. Uma terceira opção seria Léo Chú, que não conseguiu repetir o desempenho que o destacou no Ceará.
Léo Pereira é outro que está de olho na vaga, tendo mostrado disposição quando entrou. Nenhum deles, no entanto, era tão esperado quanto Elias, que começará a ser conhecido verdadeiramente em Passo Fundo, ainda que não iniciando como titular.