Devendo estar em campo na Arena na semifinal da Copa do Brasil, a dupla de volantes gremistas formada por Darlan e Matheus Henrique enfrenta críticas menos pelo futebol apresentado e mais pela estatura baixa de ambos. Alguns comentários flertam com o puro preconceito e se baseiam em máximas do futebol como aquela que diz que goleiro não pode ter bigode ou que canhoto não pode bater pênalti.
A verdade é que, baixos ou não, eles são os melhores volantes do Grêmio, que não pode contar mais com Maicon como titular absoluto e que não vê nem sombra em Lucas Silva daquele jovem que do Cruzeiro foi parar no Real Madrid. O lugar dos garotos tricolores é no time, e o técnico que ache um jeito de compensar o que pode ser uma carência física para o coletivo, especialmente na bola aérea.
Contra o São Paulo, tanto na Arena como no Morumbi, há motivos para a escalação de Darlan com seu 1m71cm e de Matheus Henrique, um centímetro mais alto. Eles têm qualidade técnica que permite a saída de jogo, bom passe, sabem desarmar e são velozes.
Olhando para o adversário e voltando no tempo, haverá a recordação que o time são-paulino foi campeão da América e do mundo com uma dupla mais baixa do que a gremista. Em 2005, o time treinado por Paulo Autuori tinha em seu meio-campo Josué com 1m69cm e Mineiro com 1m70cm. Para colocar por terra argumentos contrários aos baixinhos, coube a Mineiro fazer o gol da vitória contra grandões do Liverpool no Mundial.
Jogadores baixos, quando em posições combinadas, especialmente de marcação, precisam compensar na técnica e na velocidade a pequena estatura. Habilidade, os volantes gremistas possuem e dão mostras de que um entendimento perfeito ainda é bem possível que venha a acontecer.
Basta que eles joguem, que recebam dos demais companheiros uma proteção que será compensada com movimentação, como os são-paulinos campeões mundiais davam.
Os jogos da Copa do Brasil serão fundamentais para que Darlan e Matheus Henrique se afirmem como dupla. Caso isto não ocorra, é muito provável que passem a disputar a mesma vaga na equipe.