Cesar Pinares deverá ser o novo articulador do Grêmio. O mistério deixado no ar por Romildo Bolzan Júnior no programa Show dos Esportes, na Rádio Gaúcha nessa sexta-feira (6), foi desvendado pelos repórteres Eduardo Gabarto e Saimon Bianchini. Está chegando alguém para disputar posição com Jean Pyerre, dando ao garoto gremista a vantagem do tempo de adaptação, algo que sempre foi um temor do treinador Renato Portaluppi quando estrangeiros são buscados para seus times. A recente convocação para a seleção chilena que disputará os próximos jogos das eliminatórias já se mostra uma boa credencial.
Renato, mesmo com sua cautela com gringos, é avalista da contratação, segundo disse Romildo sem ainda citar o nome de Cesar Pinares. O técnico gremista não só enfrentou o jogador do Universidad Catolica duas vezes neste ano, sendo que numa delas ele foi o destaque, como viu vários vídeos do time chileno pelo fato de ser adversário na Libertadores. Canhoto, 29 anos, o meia chileno está vivendo uma fase de exaltação por parte da imprensa de seu país e da torcida de seu clube. Curiosamente o jogo com vitória sobre o Grêmio com gol de balãozinho em Vanderlei é o mais lembrado. Entre os destaques dados ao jogador está o de sua recuperação moral. Pinares em maio, durante a parada do futebol chileno, foi preso por desacato a autoridade contra policiais militares e funcionários públicos.
Em suas declarações após o fato, Pinares garantiu que aprendeu lições durante a quarentena e sua recuperação em campo foi passaporte para ter o interesse do Grêmio. Para ele, não houve parada enquanto os clubes tratavam da uma negociação. O meia que está por chegar na Arena atuou pelo Universidad Católica até a última quinta-feira (5) como titular. O articulador canhoto começou o jogo em Santiago contra o Sol de América do Paraguai no qual seu time ganhou de virada por 2 a 1 e se classificou para as oitavas-de-final da Copa Sul-Americana. Pinares foi substituído aos 16 minutos do segundo tempo, quando sua equipe perdia por um a zero. O curioso é que o treinador da equipe paraguaia era Sergio Órteman, ex-meia gremista em 2007.
O jogo diante do Sol de América serviu de despedida de Pinares do Universidad Católica que o colocou na capa de seu site em função da convocação para a seleção nacional. Será muito bom se, dentro deste momento de alta, o jogador faça valer a conscientização que garante ter experimentado, mostrando-lhe que jogar no futebol brasileiro, num clube como o Grêmio, é estar num patamar novo, bem acima do que era atuar no seu país depois de ter tido experiências na Itália e nos Emirados Árabes. Não há o que colocar em oposição à contratação tricolor num mercado tão complicado, com prazo exíguo e necessidade gigante.