Eduardo Coudet tinha um time encaminhado para o Gre-Nal com apenas as ausências importantes de Saravia e Guerrero — que não voltam mais a jogar em 2020. No mais, os méritos de campo davam a ele a meritocracia como forma de escalar a equipe. O técnico, dentro de um critério que está próximo da teimosia, não colocou Rodrigo Lindoso e preferiu Musto como volante titular. O resultado foi mais uma atuação sem brilho do compatriota do comandante e a repetição de uma expulsão, algo que já havia acontecido no primeiro clássico do ano.
Quando Musto foi expulso no Gre-Nal de 15 de fevereiro, o jogo estava empatado em 0 a 0 no primeiro tempo. O Grêmio marcou seu gol logo em seguida e, durante toda a segunda etapa, com um jogador a menos, o Inter acabou melhorando e pressionando.
O esforço foi nítido dos companheiros e fizeram mais do que quando o companheiro estava em campo fazendo muito pouco com a bola e bastante em termos de faltas. Era início de temporada. O volante tinha a desambientação como justificativa. O técnico também.
A história praticamente se repetiu quase nove meses depois. Escalado em uma escolha altamente discutível do treinador, Musto entrou em campo na Arena, jogou quase nada no Gre-Nal do Brasileirão e novamente foi expulso, desta vez por um claro lance violento e de antidesportividade que só os ingênuos e que ignoram a figura do VAR cometem.
O time não estava bem. O jogo tinha o placar favorável ao Grêmio e provavelmente o Inter não tiraria de seu volante uma solução. Sem ele, se repetiu o fenômeno de fevereiro. Com D'Alessandro coordenando uma reação, mesmo com inferioridade numérica, novamente a equipe melhorou e conseguiu o empate.
Não é simplificar demais dizer que o Inter sem Musto é melhor do que com ele, mesmo que com um jogador a menos. O volante não tem culpa. Ele se empenha, faz seu melhor, tenta jogar bem. O que não é visto pelo treinador colorado é que seu ex-jogador dos tempos de Rosário Central não funciona no Inter. Se Rodrigo Lindoso não é solução ideal na ótica do treinador, até pode ser discutido. O que se mostra indiscutível, e a torcida há muito vem alertando, é que Musto se tornou problema.