O setor ofensivo vai significar uma difícil escolha para a comissão técnica da Seleção Brasileira na hora de fechar a lista da Copa América. Os dois jogos na Europa, contra Panamá e República Tcheca, reforçaram candidatos à convocação, seja entre os mais experientes ou nos novatos.
Na Copa do Mundo da Rússia, foram chamados seis atacantes — dos quais apenas Taison não é mais cogitado. Além disso, novos nomes surgiram com força e haverá a necessidade de excluir pelo menos dois deles. O gremista Everton saiu valorizado dos amistosos, especialmente da partida em Praga.
Do Mundial, Neymar, Roberto Firmino e Gabriel Jesus são nomes certos na Copa América. Se ainda havia alguma dúvida em relação ao atacante do Manchester City, os dois gols contra a República Tcheca encerraram a questão. Douglas Costa era para ter estado na Cidade do Porto e em Praga, mas não foi convocado por estar machucado. Em condições boas, será chamado.
A disputa passa a ser forte entre os jovens. Richarlison pode ser considerado nome certo na lista. Seu desempenho surpreendente desde que foi chamado para a vaga de Pedro impressionou a todos. Everton goza de grande admiração do treinador e conseguiu ter seus melhores momentos na Seleção no segundo tempo contra a República Tcheca, o que deve ter valido a ele a presença na lista.
Caso semelhante ao do atacante do Grêmio é o de David Neres. O jogador do Ajax, apesar da grande atuação em Praga e do excelente momento em seu clube, pode pagar por ser um nome muito recente no grupo de Tite — algo que é mais grave no caso de Vinicius Júnior, que, machucado, acabou cortado de sua primeira convocação. Na concorrência com os dois últimos, o gremista leva vantagem.
Também não pode ser descartado, e foi citado por Tite, o nome de Willian. O jogador do Chelsea esteve no grupo da Copa, não foi chamado em todas as convocações depois do Mundial, mas é considerado um "híbrido" pelo treinador, sabendo desempenhar função ofensiva, mas atuando também como meia. Este é o caso de outros atletas como Lucas Paquetá e Philippe Coutinho que são presenças certas na competição continental.
Confira a situação dos candidatos ao ataque brasileiro na Copa América. A convocação está marcada para dia 17 de maio.
Neymar – Certo
Roberto Firmino – Certo
Gabriel Jesus – Certo
Richarlison – Certo
Everton – Quase certo
Douglas Costa – Provável
David Néris – Possível
Vinícius Júnior – Possível
Willian – Possível