Após a saída de Gustavo Grossi, o Inter está realizando várias mudanças na base, que vão da extinção da categoria sub-18, passa pela chegada de um novo técnico para o time sub-20 e culmina em saídas e chegadas de jovens jogadores.
Uma das ideias dos novos diretores do departamento é dar mais espaço para jogadores nascidos na região sul do país, evitando que grandes jogadores, identificados com o clube, como Raphinha e Ronald Araújo (nascido em Rivera), ambos do Barcelona, saiam do Estado sem vestir o manto colorado.
O clube não confirma o número exato, mas mais de 20 jogadores entre 17 e 20 anos foram dispensados. "Algo comum em todos os anos", me garantiu um diretor da base. A Para o sub-20, cinco jogadores já foram contratados:
Captados na Região Sul
Pedro Henrique Pio
- Veio do Operário, do Paraná
- Data de nascimento: 27/6/2004
- Local de nascimento: Santo Antonio Platina-PR
João Vitor Souza
- Veio do Futvida, de Viamão
- Data de nascimento: 10/11/2005
- Local de nascimento: Guarabira-PB
Captados fora da Região Sul
Guilherme Said
- Captado do XV de Jaú
- Data de nascimento: 4/12/2008
- Local de nascimento: Campinas/SP
Juan Lopes da Silva
- Captado do Boston, de Minas Gerais
- Data de nascimento: 7/1/2005
- Local de nascimento: São Gonçalo-RJ
Lucca Drummond
- O último clube foi o São Paulo
- Data de nascimento: 12/1/2004
- Local de nascimento: Rio de Janeiro-RJ
Outros dois jogadores, que ainda não foram anunciados, mas já estão treinando em Alvorada, nasceram no Rio Grande do Sul.
O Inter quer ampliar a captação no Estado para evitar que jovens identificados com o clube saiam daqui sem passar pela base do clube do coração. Raphinha, que cresceu na Restinga, e Ronald Araújo, nascido em Rivera, mas formado na base do 14 de julho de Livramento, colorados desde pequeno, são citados internamente como exemplo e justificam essa mudança de olhar para os jovens.
A categoria sub-20 tem novo técnico. Pablo Fernandez chega após fazer a maior campanha da história da Ferroviária na mesma categoria, em 2023. Antes, trabalhou em Santos, Athletico-PR e Bahia. João Miguel, que esteve no cargo desde 2021, deixa o comando do time e será o auxiliar de Pablo Fernandez.
Em fevereiro, o Inter trouxe de volta Jorge Andrade, executivo que estava no Sport Recife, para ser o responsável pela formação e transição de jogadores da base ao profissional.