A jornalista Juliana Bublitz colabora com o colunista Tulio Milman, titular deste espaço
De braços abertos sobre o Vale do Taquari, a estátua do Cristo Protetor de Encantado agora tem um coração. A cavidade esculpida no peito do monumento dará lugar a um mirante com acesso por elevador. Ali, será instalada uma vidraça de 3,8 metros de largura por 3,3 metros de altura, com vista para toda a região.
Por trás das mais de mil toneladas de ferro, concreto e vigas metálicas, está uma mobilização comunitária incomum, movida pela fé, por um histórico de união e pela busca de saídas para a crise. A construção é realizada a partir de doações privadas e do esforço de um grupo de moradores. A obra começou em julho de 2019 e deve ser inaugurada em 2022.
— Estamos na expectativa de concluir a estátua em janeiro e de finalizar a infraestrutura de acesso até o fim do primeiro semestre do ano que vem. Atrasou um pouco por causa da chuva, mas não temos do que reclamar — diz o empresário Rafael Fontana, integrante da Associação Amigos do Cristo de Encantado, entidade sem fins lucrativos criada para viabilizar o projeto.
Além do apoio de doadores, a entidade vem conseguindo recursos para os trabalhos a partir da visitação pública ao local, aos sábados, domingos e feriados. A cada final de semana, são cerca de mil visitantes, de todos cantos do país e até de outros lugares no mundo. Cada adulto contribui com R$ 20.
O Cristo fica em uma área arborizada no topo do Morro das Antenas, a 418 metros de altitude. Tem 43,5 metros de altura e 39 de envergadura (de uma mão à outra) e é esculpido pelo artista cearense Markus Moura. O custo estimado da estátua é de R$ 3 milhões — nenhum centavo em recursos públicos.
Como ajudar
Quem quiser contribuir com a obra, pode doar qualquer valor
Banco Sicredi
Agência: 0136 - Conta corrente: 05567-5
Razão Social: Associação Amigos de Cristo de Encantado
CNPJ: 33.302.974/0001-89
Pix: usar como chave o CNPJ acima
Mais informações: cristoencantado.com.br