Você deve ter acompanhado a notícia de que Encantado, no Vale do Taquari, está construindo uma estátua de Cristo que promete ser uma das maiores do mundo. A história ganhou repercussão nacional depois que o prefeito do Rio, Eduardo Paes, brincou no final de semana, nas redes sociais, com a ideia de que o monumento gaúcho será maior do que o carioca.
A verdade é que, só no Brasil, pelo menos 27 cidades contam com estátuas em praças ou alto de morros com a imagem de Cristo. Algumas foram inspiradas no monumento do Corcovado, outras trazem uma leitura diferente, por vezes, mais contemporânea.
Algumas das estátuas de Cristo famosas no Brasil são a do Cristo Luz, em Balneário Camboriú (SC), a de Águas de Lindóia (SP), ambas bem parecidas com a do Cristo do Rio, e a de Caxias do Sul - nos pavilhões da Festa da Uva, o chamado Jesus do Terceiro Milênio. Essa última é bem diferente da versão "clássica", digamos assim.
Mas como essa é uma coluna de assuntos internacionais, vejamos exemplos de estátuas de Cristo pelo mundo, semelhantes à do Rio e, agora, à de Encantado, que está em construção.
1 Portugal
Uma das mais famosas - pela posição que ocupa geograficamente - é a do Cristo Rei, nos arredores de Lisboa. O monumento fica de frente para o Tejo e para a ponte 25 de abril. A semelhança com o Cristo Redentor não é mera coincidência. Foi construída depois que autoridades religiosas portuguesas visitaram o Rio, nos anos 1930.
2 Cuba
Do lado de cá do Atlântico, outra imagem é bastante conhecida - por sua beleza e também pela geografia onde está localizada. O Cristo de Havana fica na entrada da baía da capital cubana e ao lado da Fortaleza de San Carlos de la Cabaña, dois pontos turísticos. Uma curiosidade: Cuba é um país extremamente católico, e o Cristo foi inaugurado em 25 de dezembro de 1959, dias antes da queda do governo de Fulgêncio Batista diante do avanço das tropas de Fidel Castro.
3 México
Outro país extremamente católico, o México tem várias imagens de Cristo. Uma das mais famosas é a estátua do Cristo Rei, a 2,7 mil metros de altura, no alto de uma coluna em Guanajuato.
4 Bolívia
Outro país latino-americano, a Bolívia também tem o "seu" Cristo. E dos grandes. O monumento é o segundo maior do mundo, perdendo apenas para o Cristo Rei, da Polônia. Tem 34 metros de altura e fica sobre um pedestal de mais seis metros, totalizando 40 metros. Seu nome oficial é Cristo da Concórdia e fica localizado na coluna de San Pedro, em Cochabamba.
5 Estados Unidos
Nos Estados Unidos, uma das imagens mais famosas de Jesus fica na cidade de Eureka Springs, Estado de Arkansas. Foi construída em 1966 como projeto de um ativista de extrema direita chamado Gerald Smith. A imagem aparece no filme "Tudo Acontece em Elizabethtown", de 2005, e na série "True Detective", filmada das montanhas de Ozarks.
6 Timor Leste
Indo para o outro lado do mundo, o Timor Leste, ex-colônia portuguesa e um dos países mais novos do mapa-múndi, tem o Cristo Rei, em Dili, a capital. Foi construído pela Indonésia em "celebração" aos 20 anos de domínio sobre a região. Depois do período colonial, da invasão indonésia, o Timor Leste só conseguiu a independência em 2002, após uma guerra civil pacificada com a ajuda de tropas de paz das Nações Unidas - das quais participaram militares brasileiros - e com o trabalho de reconstrução institucional de personalidades como o carioca Sérgio Vieira de Melo.
7 Polônia
Eu comentei antes que a Polônia tem o Cristo mais alto do mundo - até o de Encantado ficar pronto, claro. O país do papa João Paulo II construiu sua estátua (Cristo Rei) em Swiebodzin. São 33 metros de altura (o gaúcho terá 37). A imagem polonesa tem mais três metros de coroa e um pedestal com 16,5 metros, totalizando 52,5 metros de altura. Se somarmos estátua, mais coroa e mais pedestal, o monumento polonês ainda é maior do que o que está sendo erguido no Rio Grande do Sul, que chega a 43 metros de altura (contando a estátua e o pedestal).