O jornalista Caio Cigana colabora com o colunista Tulio Milman, titular deste espaço
A coluna publicou nesta segunda-feira (1) informações de uma pesquisa sobre o estado mental dos profissionais da saúde na pandemia. O trabalho detectou um significativo percentual de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem com sintomas da síndrome de burnout e de depressão. Mas há onde procurar ajuda.
O TelePSI é um projeto criado por uma parceria entre o Hospital de Clínicas de Porto Alegre e o Ministério da Saúde. A intenção é oferecer gratuitamente suporte psicológico para os profissionais da área e mesmo de outras, consideradas essenciais no período de crise sanitária.
Cerca de 4,5 mil pessoas já procuraram a iniciativa e, destas, 1,39 mil receberam tratamento. Ansiedade, irritabilidade e depressão foram os problemas mais constatados.
O projeto atende profissionais de todo o país. O período para inscrição de novos participantes se encerra no dia 11 de fevereiro. Os atendimentos vão até março. Interessados podem ligar para o telefone 0800 6446543 e em seguida apertar a opção 4 ou acessar o link https://telepsi.hcpa.edu.br/ para se cadastrar.