Duas iniciativas paralelas, mas que se encontram na lógica de abrir a universidade cada vez mais. O 8º Fórum Brasil-Coreia, promovido pela Unisinos, sinaliza a ampliação de uma parceria que já resultou, por exemplo, em 12 acordos acadêmicos com instituições coreanas, na criação do Instituto Tecnológico de Semicondutores, na vinda da HT Micron para o Parque Tecnológico São Leopoldo e no programa de mestrado em Engenharia Elétrica da universidade. As inscrições para os debates e palestras, que vão até dezembro, online, podem ser feitas pelo bit.ly/bracofi
Um dos resultados concretos dessa política de internacionalização vem da parceria da Unisinos com Sungkyunkwan University. Um projeto de desenvolvimento de biossensores avança para auxiliar em testes e diagnósticos de saúde de forma rápida e menos invasiva. Indicados para todos os pacientes que fazem uso de medicação anticoagulante e pacientes com AVC, o resultado fica pronto em um minuto. A pesquisa está em fase de prototipação e, em paralelo, já deu origem a outro produto, com tecnologia mais simples e menor custo, que está em processo de manufatura pela empresa Biosens, com previsão para chegar ao mercado no ano que vem.
Já no norte do Estado, a IMED e oito empresas se uniram para fomentar a geração de novos negócios através do empreendedorismo. O lançamento da iniciativa será dia 17, em Passo Fundo.
– Se já temos as empresas mais fortes de cada segmento na região, agora unidas com a academia, não há barreiras para fixar um polo de inovação, com altíssima capacidade para impactar a matriz produtiva regional e a economia do RS –, projeta o presidente da IMED, Eduardo Capellari. Além da universidade, integram o Programa Aliança Empresarial Norte RS as Farmácias São João, BsBios, Metasa, Cotrijal, Oniz Distribuidora, Grupo Grazziotin, Coprel e Hospital Ortopédico.