Depois de realizar um festival chula pela internet, o Movimento Tradicionalista Gaúcho convida os jovens talentos para a competição virtual de vaca parada "Laços de Família". É a saída encontrada para manter a tradição em movimento em tempos de quarentena. O vice-presidente campeiro do MTG, Adriano Pacheco, comemora as mais de 500 mil visualizações do primeiro evento. Tanto, que lançou o segundo.
O concurso de laço é para crianças com até 10 anos, acompanhadas de um familiar. Para participar, basta fazer um vídeo do piá laçando uma vaquinha de madeira, enquanto o adulto declama um verso da tradição gaúcha. A gravação pode ser dentro de casa ou no campo, e deve ser enviada até 2 de maio, por WhatsApp, para o (51) 99989-3973.
Avançam para a final os seis candidatos que registrarem o maior número de interações nas redes sociais do MTG. Esses competidores passarão por uma avaliação mais técnica, que decidirá quem leva pra casa um potro e um troféu.
Os finalistas, a dupla mais bem pilchada e as crianças com necessidades especiais vão ganhar medalhas. E vem mais por aí. Está sendo planejado um festival nativista pela internet. O "Cante e Encante" terá interpretes gravando suas canções dentro dos CTGs – sem público. O tradicionalismo online, ao que tudo indica, veio para ficar.
– Estamos pensando em manter muitas de nossas ações nesse formato – projeta Adriano.