1. Cuide o cenário: tudo o que está atrás de você comunica algo. Não exagere na produção, mas cuide com objetos e mesmo livros que compõem o quadro captado pela câmera. Depois de fazer o enquadramento, a dica é bater uma foto e, aumentando a imagem, explorar detalhes.
2. Ops: filhos, cachorro, marido ou mulher. Avise a todos que você estará ao vivo. Se alguém passar na frente ou atrás, aja com a maior naturalidade possível.
3. Explore o equipamento: em geral, os aplicativos de videoconferência têm opções de bloqueio da sua imagem e do seu microfone. É sempre mais seguro, caso não seja imprescindível aparecer e falar. E se você tiver papel ativo, melhor ativar seu áudio e seu vídeo só quando for preciso.
4. Figurino: a roupa em casa pode ser mais casual, mas sem exageros. Pijama, nem pensar.
5. Etiqueta: se sua câmera estiver ligada, vale a mesma etiqueta das reuniões presenciais. Ficar olhando mensagens ou digitando enquanto outra pessoa fala é igualmente deselegante. E lembre que você está em casa, mas tem gente olhando e ouvindo.
6. Imagem: procure um lugar com luz boa, que não venha só debaixo ou de cima. Luz natural, desde que não seja sol batendo direto, funciona bem.
7. Ensaie: se você quiser ensinar ao público como usar uma máscara, treine antes.