Cerca de 80% dos ônibus da Capital já estão com seus GPS instalados pela ATP, entidade que agrega as empresas do setor. A expectativa é de que, até setembro desse ano, o sistema entre em operação. Quando estiver funcionando, mudará radicalmente a relação dos passageiros com os cerca de 1,5 mil ônibus que transitam pelas ruas de Porto Alegre.
Por meio de um aplicativo, qualquer cidadão poderá acompanhar, em tempo real, o deslocamento dos coletivos em uma tela parecida com a do Uber e a do Waze, o que reduzirá o tempo de espera nas paradas.
Também será possível programar alertas e ser informado, instantaneamente, se houver alguma intercorrência com o veículo. O salto da qualidade do transporte público da Capital será gigantesco. É a maneira de enfrentar a concorrência dos aplicativos de transporte, que vem se popularizando nos últimos anos.
Com a informação exata da hora em que o ônibus passará, os usuários ficarão menos expostos ao calor, à chuva e ao frio, além de mais protegidos contra assaltos. Nesse item, as ações recentes da Polícia, com auxílio da EPTC, reduziram em cerca de 70% as ocorrências nos últimos meses.