A deputada estadual Luciana Genro (PSOL) encaminhou ofício ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pedindo explicações sobre o possível vazamento de dados na instituição.
Nos últimos dias, a coluna publicou o relato de diversas pessoas que começaram a ser importunadas com ofertas de crédito antes mesmo de saberem que estavam aposentadas, descobrindo que seus pedidos haviam sido deferidos por meio de vendedores e não pelo órgão oficial.
O próprio marido de Luciana, Sérgio Bueno, também recebeu um telefonema antes mesmo de saber da confirmação da aposentadoria.
No documento enviado à Superintendência Regional Sul do INSS, a deputada pede que "sejam esclarecidas ao Poder Legislativo, órgão com prerrogativa fiscalizadora, quais medidas serão tomadas diante dessa grave denúncia. E quais os mecanismos de apuração serão tomados, bem como a celeridade das investigações".
Em resposta à coluna, o INSS informa que adotou o procedimento em dezembro de 2018 para evitar fraudes e assédio das instituições financeiras junto aos aposentados, conforme o comentários de leitores.
Relatos, porém, indicam que as ligações inoportunas continuam ocorrendo.
Alguns dos relatos de leitores:
Minha aposentadoria foi concedida dias atrás e, antes de saber, o deduzi pela enxurrada súbita de ligações de bancos, com ofertas de empréstimo consignado pré aprovado. Desde 26 de março tenho recebido em torno de 20 ligações diárias, um assédio absurdo que interfere no meu horário de trabalho. E como meu celular é por um plano empresarial para seis pessoas registrado no meu CPF, todos do plano passaram a receber as mesmas ligações, pedindo para falar com a Dona Mônica. Inferno coletivo! Passamos o dia bloqueando números agora, eu pedindo desculpas aos usuários do plano. De alguma forma ilícita - provavelmente, as informações chegam nestas financeiras que passam a nos bombardear. Nos resta ir ao Procon solicitar bloqueio de telemarketing em nossos números- um tempo que tem custo aos contribuintes. Eita Brasil! Só podemos contar com nós mesmos, não é?
Mônica
Mesma coisa aconteceu comigo, fiquei sabendo que estava aposentado e o valor, pelos vendedores de crédito. Depois disso, recebi mais de 1 mil ligações. Sim, não estou exagerando foram mais de 1 mil, as últimas há poucos dias vinham de Caxias do Sul.
Ronaldo
Igualmente, fiquei sabendo da aposentadoria antes de comunicado oficial, através destas ligações diárias e em horários na madrugada, inclusive. Não resolve bloquear chamadas. O ataque é ininterrupto e insano. Além dos baixos vencimentos, ter ainda esses predadores juntos no pacote é o que merece quem trabalhou uma vida inteira?
Cristina
Em 2015, encaminhei o pedido de pensão da minha mãe e, para minha surpresa, ela começou a receber ligações e cartinhas de banco, oferecendo empréstimo consignado, antes mesmo de sabermos do resultado. Detalhe: a informação foi quentinha pros bancos, até porque o endereço residencial era novo e as cartas não foram enviadas para o endereço antigo.
Luciana
Aconteceu exatamente o mesmo comigo. Um absurdo! Antes do advogado me anunciar, ou de receber aviso do INSS, já recebi proposta de crédito consignado. Isto é um abuso! Quem libera e com que direito?
Lea
Informo que, com a minha esposa, além de as empresas saberem quando sairia a aposentadoria, também sabiam o valor! É um escândalo! E, depois, é aquele inferno, não param de incomodar! Muito boa a iniciativa da coluna em cobrar do INSS alguma providência.
Marcelo
Vi a minha história no teu texto INSS. Descobri que estava aposentada pelos vendedores de crédito consignado. Me senti invadida. Extremamente irritada. É uma máfia para explorar e endividar os novos aposentados. Perguntei a uma das atendentes qual o valor do benefício que eu iria receber. Ela disse que "não tinha autorização para me passar esta informação". Surreal. Recebi mais de 30 telefonemas. E outras tantas mensagens. Bloqueei todos os números e salvei as mensagens para denunciar.
Esmeralda
Sou aposentado há quatro anos e continuo recebendo estes telefonemas quase que diários de "ofertas". Casualmente, antes de ler tua coluna sobre o tema, recebi uma ligação, 11 28281xxx, dizendo ser de uma agência de benefícios do INSS e me oferecendo um cartão de crédito sem anuidade, o qual já por três vezes disse que não queria! Só nos resta bloquear o número e aguardar o próximo telefonema.
Jorge
Entrei com processo junto ao INSS em 2017 e, a partir de 2018, recebi inúmeros telefonemas de todos os tipos de operadoras de crédito ofertando empréstimos consignados. Após a Páscoa de 2018, recebi mais um telefonema e disse que a pessoa que procuravam havia morrido. Então, o atendente falou que iria informar junto ao cadastro do INSS para cancelar os proventos! Falei que, como era Páscoa, o aposentado havia ressuscitado! Com certeza há uma venda de dados cadastrais do INSS e tem gente lucrando muito com isso.
Teresa
Desde que minha esposa se aposentou por idade no início de março, nossa vida virou um inferno, com muitas ligações diárias de bancos oferecendo crédito. Já pensamos em desligar o telefone da residência em função disso. No início, educadamente, agradecíamos a ligação. Agora, não há mais educação que resista. Gostaríamos de saber, com que direito o INSS divulga dados de nossa privacidade?
Ademir
Também fui vítima destes pilantras que, não sei como, têm acesso aos dados pessoais das pessoas honestas e trabalhadoras . Me aposentei aos 56 anos ( por tempo de contribuição – trabalho desde os 13 anos) ano passado e nem sabia que minha aposentadoria tinha sido aprovada e comecei, de uma hora para outra, a receber inúmeras ligações me oferecendo crédito consignado. Num só dia (me dei ao luxo de, já no final do dia, contar ), recebi 21 ligações de vários números me oferecendo dinheiro consignado e crédito . Numa delas, questionei que nem sabia se estava aposentado, e a pessoa do outro lado da linha, me disse: "Sim. O senhor está aposentado desde o dia tal e já está apto a receber tanto!" Fiquei estarrecido! Uma pouca vergonha e falta de consideração! Como esta gente tem acesso a estas informações?
Roberto