Projeto da ONG gaúcha Instituto Curicaca é o único finalista brasileiro na disputa por financiamento europeu no valor de 30 mil euros. O trabalho dos estudantes Rodrigo Becker Rodrigues e Letícia Bolzan, da Biologia da UFRGS, chama-se Observação de aves reduzindo a poluição com plásticos. O objetivo é obter recursos para combater a poluição com o descarte desse material no Parque Nacional da Lagoa do Peixe, localizado entre os municípios de Tavares e Mostardas.
O parque é destino importante da migração de aves com origem da Patagônia e de regiões do hemisfério norte. Ao longo do ano, passam pelo local cerca de 270 espécies de pássaros nativos e migratórios, como flamingos e gaivotas. Alexandre Krob, coordenador técnico do Instituto Curicaca e do projeto, acredita que a redução da poluição com plástico, além de beneficiar o ecossistema, aumentará o ecoturismo na região, que atrai muitos grupos de observadores de aves.
Além do projeto brasileiro, há outros 14 de diversos países em busca do financiamento oferecido pela European Outdoor Conservation Association (EOCA). A votação que decidirá o vencedor começou na quarta-feira (27), e vai até dia 11 de abril pelo site http://bit.ly/outdoorconserv.