Cidadão porto-alegrense, devidamente identificado, foi a uma agência do INSS encaminhar a sua aposentadoria. Oito meses depois, começou a receber, subitamente, no mesmo dia, mensagens e ligações pelo celular com ofertas de crédito consignado. "Não perca tempo. Realize os seus sonhos", dizia um torpedo, que trazia também um 0800. O cidadão achou estranho.
Vinte e quatro horas depois, foi comunicado oficialmente de que sua aposentadoria tinha sido aprovada. Ou seja, as empresas ficaram sabendo antes dele. Indignado, o morador da Capital começou a bloquear os números dos quais vinham as mensagens invasivas e não autorizadas, que continuaram a chegar. "Eram incontáveis", relata a vítima. Diante do fato, algumas perguntas:
- O INSS sabe que isso acontece?
- O INSS faz alguma coisa para coibir essa prática ilegal?
- O cidadão que teve seus dados vazados de dentro da máquina pública pode fazer além de bloquear os números de telefone pelos quais vem sendo importunado?