Caminhar 14 quilômetros para chegar à escola e dormir para esquecer a fome eram situações comuns na infância do policial militar Evandro Gomes Rodrigues. Aos 37 anos, o filho de pedreiro e doméstica vai se formar em Medicina no próximo sábado (8/11).
Natural de São Gabriel, ele e os seis irmãos viveram as mais diversas dificuldades – desde o falecimento prematuro do pai, vítima de AVC, até os despejos da família pela incapacidade de pagar o aluguel. Já adulto, passou em primeiro na turma de soldados de 2006, em Caxias do Sul. Depois, foi atrás de seu maior sonho: tornar-se médico.
Com muito empenho, ficou em 22º lugar no listão do curso na Universidade Federal do Rio Grande. Mesmo sem ter conseguido transferência na polícia, fez as malas.
– Eu viro mendigo em Rio Grande, mas realizarei o sonho de me tornar médico. Se não tem transferência, pedirei meu desligamento da corporação – afirmou ao Comando.
A garra de Rodrigues comoveu seus superiores, que se mobilizaram pela mudança do soldado. Trabalhando durante a madrugada para poder frequentar as aulas – que exigiam dedicação em três turnos – percorreu os sete anos da graduação.
No dia da formatura, a mãe, Maria Genair Menezes Gomes, estará na plateia. Vai ver o filho se tornar prova viva do ditado que diz: "Só o estudo transforma a vida das pessoas."