Um médico acusado de cobrar dinheiro de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) para atendê-los foi condenado à cinco anos de reclusão em regime semiaberto. A maioria dos 13 crimes aconteceu entre 2006 e 2008. José Carlos de Araújo ficou conhecido na região como "Dr. Cacaio". A denúncia foi feita pelo Ministério Público.
Os atendimentos eram realizados quase sempre na Santa Casa de Misericórdia de Jaguarão. Araújo atendia os pacientes no plantão do hospital e, no diagnóstico, de acordo com o MP, informava às vítimas que precisariam fazer um procedimento em seu consultório particular. O valor cobrado, de acordo com notícia publicada no site do Tribunal de Justiça do RS, era cerca de R$ 100.
Ao votar à favor da condenação, o juiz Bruno Barcellos de Almeida, da 2ª Vara Judicial da Comarca de Jaguarão disse que o profissional omitiu-se de seu dever legal ao não realizar o pronto atendimento aos pacientes.
A defesa de Araújo alega que os pacientes foram aliciados para incriminá-lo por outro médico – seu desafeto. Cabe recurso da decisão.